Virada Cultural Paulista 2009 reúne 1 milhão de pessoas

Terceira edição do evento aconteceu em 20 cidades do interior e litoral e contou com mais de 500 atrações

dom, 17/05/2009 - 18h05 | Do Portal do Governo

A maratona cultural promovida pela 3ª edição da Virada Cultural Paulista tomou conta de 20 cidades do interior e litoral do Estado São Paulo. Foram 24 horas de atrações – das 18h de sábado às 18h de domingo com um público de 1 milhão de pessoas;Peças teatrais, shows, música, dança, intervenções urbanas e sessões de cinema fizeram parte da programação do evento.

O Governador José Serra abriu a 3º Edição da Virada Cultural Paulista. O evento foi inspirado na Virada Cultural da Capital, criada na gestão do governador quando prefeito. “Eu comecei a virada lá na capital. Quando fui para o governo, resolvi disseminar para todo o estado”, destacou Serra na noite de sábado, em Araraquara.

A idéia da Virada Cultural é oferecer gratuitamente cultura e arte para os paulistas, seja com atrações conhecidas nacionalmente, como o cantor Jorge Ben Jor, que se apresentou em Santa Barbara d`Oeste, ou prestigiando artistas locais e manifestações populares.

“É um evento bastante democrático que leva ícones da cultura brasileira à população regional e ao mesmo tempo estimula os talentos locais” afirmou a estudante barbarense Joice Caroline Forte, que prestigia assistiu ao show de Jorge Bem e no domingo integrou o Grupo de Teatro Travessia no espetáculo Lampião e Maria Bonita, em Sorocaba.

Desde sua primeira edição em 2007 a Virada Cultural Paulista não para de crescer. Naquele ano foram 200 atrações em 10 cidades e o público chegou a 200 mil pessoas.

Em apenas dois anos, 10 cidades foram  acrescentadas no circuito, são mais de 500 atrações e a estimativa é que aproximadamente 900 mil pessoas tenham participado do evento, o que demonstra que o evento já entrou no calendário do Estado e atrai pessoas não só das cidades em que se realiza.

Apesar do frio de 14º na madrugada de domingo em Sorocaba, a economista Silvia Novaes se deslocou de Votorantim para acompanhar a apresentação da Família Caymmi não se arrependeu. “Foi um show belíssimo e, ao mesmo tempo, intimista, com músicos de alta qualidade técnica. Valeu a pena conferir. Domingo quero ir ao show de encerramento da Virada Cultural, com o Jorge Aragão”, declarou.

A Virada Cultural Paulista 2009 aconteceu nas cidades de Araçatuba, Araraquara,   Assis, Bauru, Caraguatatuba,  Franca,  Indaiatuba,  Jundiaí,  Marília, Mogi das Cruzes,Mogi-Guaçu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos,  São Bernardo  do  Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São  José dos Campos e Sorocaba.