Estado inaugura Unidade Móvel de Reabilitação

Pessoas com deficiência já começam a ser atendidas pela unidade móvel durante o evento

seg, 19/01/2009 - 16h26 | Do Portal do Governo

O governador José Serra apresentou nesta segunda-feira, 19, a Unidade Móvel de Reabilitação do Instituto Rede Lucy Montoro. Inédita no país, a unidade móvel vai percorrer municípios do interior para fazer avaliações médicas e fornecer órteses, próteses e cadeiras de rodas.

“São mais de quatro milhões de pessoas em nosso Estado que têm algum problema de mobilidade. Temos que conscientizar a sociedade dos direitos dessas pessoas e da atenção que elas merecem para que possam ter o seu lugar no mercado de trabalho, no sistema de ensino e na sociedade”, comentou o governador José Serra durante a cerimônia.

José Serra complementou: “a prefeitura da capital já tem uma secretaria que trabalha muito fortemente na área do acesso, da acessibilidade. Nós estamos transformando agora, fazendo coisas diretamente, motivando as quase 650 prefeituras de São Paulo para que organizem o tratamento das pessoas com deficiência e, mais do que isso, motivando nossa população.”

O lançamento da unidade móvel contou com a presença do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, além de grupos e lideranças das pessoas com deficiência. Já no lançamento, pessoas com deficiência foram atendidas pela unidade, demonstrando na prática a sua flexibilidade e os serviços a serem oferecidos a esse público.

Após a apresentação da unidade e demonstração do atendimento na capital, a unidade móvel viajará para Taubaté, onde dará início ao atendimento de pessoas com deficiência previamente cadastradas por hospitais públicos da região. Na mesma semana, as regiões de Guarantiguetá e Jacareí devem receber a unidade móvel. A expectativa é de que sejam atendidas 292 pessoas nas três regiões e distribuídas cerca de 300 órteses e próteses, adaptadas às necessidades de cada paciente na própria oficina da unidade móvel, após consulta com especialistas, como médicos fisiatras, fisioterapeuta, enfermeiros e técnicos em órteses e próteses.

Aproximadamente 30% dos materiais serão entregues aos pacientes na hora. Como as próteses devem ser confeccionadas sob medida para cada paciente, processo a ser concluído na capital, o primeiro atendimento serve para que o paciente passe por avaliação, tire as medidas e a solicitação já seja encaminhado pelo técnico à fábrica, para início da confecção. Este pedido é feito online logo após a consulta médica e o material começa a ser produzido imediatamente em São Paulo. Após cerca de três semanas, a Unidade Móvel retorna ao local para entregar a prótese ao paciente e fazer os ajustes necessários.

A Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, num trabalho que contou com dez profissionais. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).

O Instituto Rede Lucy Montoro

A Unidade Móvel de Reabilitação integra o Instituto Rede Lucy Montoro, que será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo – essa última com capacidade média de 10 mil atendimentos mensais, garantidos por mais de 200 profissionais especializados. Em breve, devem ser lançadas unidades em outras três cidades paulistas a serem definidas. Todas as unidades devem estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. O Governo do Estado de São Paulo investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção das seis unidades

A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. O objetivo é “empoderar” o paciente em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis na sociedade, sempre considerando a realidade à sua volta – eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência