Estudo permite visão mais detalhada de territórios municipais

Aponta onde se concentram as áreas carentes de infraestrutura e as que oferecem oportunidades de investimento

ter, 13/01/2009 - 10h15 | Do Portal do Governo

Num mesmo bairro, tido em seu conjunto como predominantemente residencial e constituído por população de renda média, é possível encontrar características bem diversas. Ou seja, ele pode concentrar moradias verticais e de alta renda em determinada área, habitações precárias em outra parte e um polo industrial em outro ponto do território. A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A. (Emplasa), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, desenvolveu o estudo denominado Unidades de Informações Territorializadas (UITs), que permite captar esse tipo de detalhamento.

As UITs correspondem a um novo tipo de recorte em termos de território, para efeito de estudos ou ações de planejamento urbano. Esse recorte leva em conta uma área menor do que o distrito (que abrange um conjunto de 20 mil domicílios) e maior do que os denominados setores censitários –definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com cerca de 400 domicílios. Há ainda o recorte municipal, que compreende um território e número de domicílios bem maiores que os anteriores.

O distrito de Sacomã, na capital, por exemplo, é dividido em quatro UITs, de acordo com o estudo. Uma delas é a de Heliópolis, cujo perfil da população é constituído basicamente por jovens. Já na UIT Moinho Velho, a menos de três quilômetros da anterior, a situação se inverte: o número de jovens de até 17 anos é muito pequeno. Portanto, se o Estado tiver como meta construir uma creche no Sacomã, o estudo da Emplasa pode ser bastante útil para indicar o local apropriado.

Ocupação do solo – Segundo a coordenadora do trabalho, a geógrafa Cecília Nahas, o levantamento aponta, por exemplo, exatamente onde se concentram as áreas carentes de infraestrutura e equipamentos urbanos num determinado território – e que necessitam de providências por parte do governo. Além disso, também fornece informações à iniciativa privada sobre áreas de oportunidades, onde é interessante investir, considerando as carências de comércio e serviços – por exemplo, em bairros residenciais com diferentes padrões de renda.

Os recortes feitos pelos setores censitários e distritos têm outras finalidades. Priorizam, respectivamente, dados socioeconômicos de determinado território – como características da população (sexo, idade, densidade demográfica) e situação econômica (nível de renda, tipo de ocupação) – e divisões político-administrativas. O diferencial das UITs é que, além de considerar esses aspectos, também levam em conta o padrão de uso e ocupação do solo e a presença de equipamentos urbanos e sociais. Isso abrange aspectos construtivos das edificações, áreas industriais, distinção entre áreas residenciais horizontais e verticais, malha viária e corredores comerciais, entre outros.

Em termos de aspectos construtivos, as UITs consideram, por exemplo, uso residencial (residencial vertical ou horizontal, chácara residencial, favela ou habitação precária, entre outros), uso predominante comercial ou de serviços (corredor comercial, shoppings, por exemplo), uso predominante industrial (distrito e condomínio industrial, mineração, etc.) e usos mistos (residência mais comércio e serviços, residencial mais industrial, comercial e industrial). Além disso, esse tipo de recorte localiza os equipamentos sociais e urbanos existentes (praças e serviços de educação, saúde, lazer e cultura) e usos não-urbanos (mata, mangue ou restinga, agricultura e unidades de conservação ambiental).

Detalhamento territorial – Os dados socioeconômicos e relativos ao uso e ocupação do solo são obtidos do censo (realizado pelo IBGE), da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) – do Ministério do Trabalho e Emprego – e da própria Emplasa. No caso da Rais, as informações se referem, por exemplo, a emprego e tipo de empresas. A seguir, todos esses dados são checados pelos pesquisadores. Para isso, utilizam fotos aéreas, ortofotocartas (representação fotográfica de um terreno, gerada a partir de um tipo especial de foto aérea), sites, bases municipais, dados fornecidos por órgãos setoriais do governo do Estado, imagens do local e, quando necessário, trabalho de campo.

“As UITs são uma forma de ver o distrito mais de perto”, observa o geógrafo, analista de planejamento da Emplasa, Eugênio Senese Neto. E, por oferecerem maior nível de detalhamento do território, também dão melhor ideia sobre o município.

O estudo delimitou as UITs referentes às Regiões Metropolitanas de Campinas e Baixada Santista, Região do Grande ABC e de 96 distritos do município de São Paulo. Na Baixada Santista, por exemplo, são 64 UITs, distribuídas pelos municípios de Bertioga (5), Santos (12), Guarujá (9), Cubatão (6), São Vicente (7), Praia Grande (6), Mongaguá (4), Itanhaém (9) e Peruíbe (6).

O estudo está organizado em cadernos onde se encontram mapas resumidos do município, com o uso do solo qualificado, imagem de satélite e delimitação das UITs. Cada uma das UITS delimitadas é acompanhada de mapas, textos, fotos e tabelas com dados socioeconômicos e ambientais, constituindo o respectivo banco de dados. Essas informações estão disponíveis em cadernos impressos, CD e via Internet, no site www.emplasa.sp.gov.br.

Exemplos de dados constantes do estudo

UIT Moinho Velho – O uso residencial horizontal (casas e sobrados) é a categoria predominante, seguida dos estabelecimentos comerciais e de serviços. Os 11.827 domicílios residenciais recenseados apresentam, em sua maioria, padrão construtivo médio, embora se observem áreas de alto padrão e padrão popular. Esses são alguns dados encontrados no estudo sobre a UIT Moinho Velho, no distrito de Sacomã.

A UIT é bem servida de infraestrutura e equipamentos urbanos, sobretudo na área de educação. Praticamente 100% dos domicílios recebem água tratada e estão ligados à rede de esgoto. A unidade abriga a segunda maior população com mais de 65 anos do distrito e a menor entre 0 e 6 anos – respectivamente, 4.599 e 3.044 pessoas. Relativamente, é a UIT com maior porcentual de idosos (12,21%) e o menor porcentual de crianças (8,08%) do distrito de Sacomã.

UIT Brás – Com 9.626 moradores, a UIT Brás é a mais populosa do distrito do Brás (que tem outras três UITs), compreendendo 38,26% do total distrital. Ao todo são 3.476 domicílios e densidade de 8.791 habitantes por quilômetro quadrado. Como as demais UITS do distrito, caracteriza-se pela predominância do uso misto, envolvendo atividades comerciais, de serviços e industriais. Quanto ao uso residencial, observa-se a presença de moradias do tipo vertical e de padrão médio.

A UIT Brás é servida pela Linha 3 – vermelha do Metrô, cuja estação é integrada à de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Grande parte da ocupação se dá em antigos galpões com comércio e serviços bastante variados, como oficinas de veículos, estacionamentos, atacadistas de produtos alimentícios, entre outros. Na maioria das lojas, a venda é por atacado. Essa UIT faz parte do Projeto de Revitalização do Centro de São Paulo.

Serviço

Unidades de Informações Territorializadas
Outras informações, pelo telefone (11) 3293-5304 ou e-mail cnahas@sp.gov.br  

Paulo Henrique Andrade – Da Agência Imprensa Oficial