Julho Amarelo: campanha alerta sobre prevenção de hepatites B e C

Com início neste sábado (15), ações incluem orientação, conscientização e realização de testes de prevenção em vários locais de São Paulo

sex, 14/07/2017 - 18h41 | Do Portal do Governo

Tem início neste sábado (15), em São Paulo, a campanha “Julho Amarelo” promovida pela Secretaria de Estado da Saúde para prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais.

A primeira atividade da campanha, que inclui a realização de testes para detectar vírus das hepatites B e C, será na Paroquia São Joaquim, no Cambuci, a partir das 9h (confira abaixo a programação completa). A ação conta com apoio da Empresa Metropolitana de ônibus Urbano (Emtu) e da Paróquia São Joaquim.

As atividades prosseguem em dias alternados até 27 de julho, nos seguintes locais: Casa das Rosas, Palácio dos Bandeirantes, Centro de Convenções Rebouças e Terminal de ônibus e metrô Jabaquara. A população será orientada a evitar as doenças e poderá fazer testes gratuitos de prevenção.

A campanha será desenvolvida em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e acontece em um momento importante, pois aumentaram os casos de notificação da doença no Estado. Em 2016, foram notificados 7,6 mil casos de Hepatite C contra 4,9 mil em 2014. Já os casos de Hepatite B aumentaram 3,7%, no mesmo período.

Como evitar
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes vírus, uso de remédios e drogas injetáveis, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais, compartilhamento de agulhas, seringas ou uso de materiais perfurantes de higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto.

Por isso, é importante adotar medidas preventivas como o uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de seringas entre os usuários de drogas injetáveis. Os testes de hepatite B e C podem ser feitos em qualquer período. Para obter mais informações, ligue para o serviço Disk DST/Aids no 0800 162 550.

Programação da campanha campanha “Julho Amarelo”:

Dia 15/07
Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos de hepatite C para a população
Local: Paróquia São Joaquim  – Av. Lacerda Franco, 02, Cambuci
Horário: das 9h às 13h

Dia 17/07
Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos para a população
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37
Horário: das 10h às 15h

Dias 20 e 21/07
“Fique Sabendo” – Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos para colaboradores
Local: Palácio dos Bandeirantes
Horário: das 9h às 16h

Dia 22/07
Aconselhamento, orientações sobre prevenções e testes rápidos de hepatite C para a população
Local: Paróquia São Joaquim  – Av. Lacerda Franco, 02, Cambuci
Horário: das 9h às 13h

Dia 25/07
Jornada do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais B e C
Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600
Horário: das 8h às 14h

Dia 27/07
Testagem para hepatite C e orientações para a população
Local: Terminal Jabaquara – Plataforma A
Horário: das 9h às 15h