Jovens contam com cursos gratuitos no Centro de Estudo de Línguas

São 200 unidades à disposição dos alunos da rede estadual de ensino, que podem aumentar as chances de inserção no mercado profissional

ter, 17/07/2018 - 18h23 | Do Portal do Governo

Com a importância cada vez maior de aprender novas línguas para aumentar as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho, os alunos da rede estadual paulista têm no Centro de Estudo de Línguas (CEL), da Secretaria da Educação,opções gratuitas de cursos de idiomas.

São mais de 200 unidades no Estado e cerca de 27 mil vagas entre remanescentes e novas turmas das aulas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês em 2018. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer ao CEL mais próximo e apresentar cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula em escola da rede estadual com número do Registro de Aluno (RA).

Para os menores de idade, é necessária a presença dos pais ou responsáveis. Os encontros acontecem no contraturno escolar ou aos sábados. Para o curso de inglês e mandarim, os interessados devem estar cursando o Ensino Médio.

Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Os cursos são promovidos em módulos semestrais, exceto o de inglês, oferecido anualmente. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão.