Jornadas da Cidadania realizam 83 mil atendimentos a presos em 2019

Eventos realizados em unidades da Região Noroeste ofereceram serviços de emissão de documentos, além de assistência jurídica e médica

sáb, 08/02/2020 - 16h42 | Do Portal do Governo

Balanço divulgado pela Secretaria de Administração Penitenciária mostra que foram realizados 83.441 atendimentos aos reeducandos recolhidos em presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste durante as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade realizadas em 2019.

Entre os serviço oferecidos estavam a regularização de documentos, atendimentos médicos e orientações jurídicas, além de palestras e atividades com foco em reinserção e trabalho. “É ofertado aos presos um conjunto de ferramentas para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, como palestras, cursos, regularização de documentos e outros projetos”, detalhou o diretor do Grupo de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da CRN, Janser Ricardo Gonçalves.

Através de parcerias com instituições de ensino e empresas privadas, os eventos ofereceram 31.894 atividades com foco em cidadania e empregabilidade, como palestras e oficinas. As unidades penais firmaram alianças com instituições de saúde e universidades para oferecer exames preventivos e orientações diversas aos reclusos, como testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aferição da pressão arterial.

Durante as Jornadas realizadas no ano passado, foram emitidos ou regularizados 1.637 Registros Gerais (RGs), 2.867 CPFs, quatro títulos de eleitores, 727 carteiras de trabalhos/previdência social, além de 2.672 certidões – nascimento, casamento ou óbito.