Jornada do Patrimônio: Museus de SP terão entrada gratuita neste final de semana

Museus da Língua Portuguesa, de Futebol e de Arte Sacre estão entre alguns dos espaços que terão programação

sáb, 19/08/2023 - 10h42 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, os Museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas oferecem entrada gratuita para todos os públicos e ampla programação para celebrar a 9ª edição da Jornada do Patrimônio.

No Museu da Língua Portuguesa: Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo é o título das duas visitas que o Núcleo Educativo vai oferecer durante a Jornada do Patrimônio. Pela manhã, das 11h às 12h, a ideia é identificar a presença negra em edificações no bairro da Luz e no prédio que atualmente abriga o Museu da Língua Portuguesa. Já à tarde, das 15h às 16h, serão apresentados ao público a trajetória e o trabalho do arquiteto Tebas, alcunha de Joaquim Pinto de Oliveira, um dos responsáveis pela construção de diversos espaços reconhecidos como patrimônio da cidade de São Paulo.

No Museu do Futebol haverá um debate sobre o esporte e a política, que tem como um dos principais objetivos analisar como o regime ditatorial utilizou a ideia do futebol-arte como instrumento ideológico de propaganda política do regime. O bate-papo acontece dia 19 de agosto, de 11h às 12h30, no auditório Armando Nogueira, com entrada gratuita.

Já no Museu de Arte Sacra de São Paulo, os visitantes são convidados a caminharem pelo bairro da Luz, identificando o patrimônio cultural reconhecido nesse trajeto e conhecendo os espaços que fizeram parte do desenvolvimento dessa região. Quais são as memórias que esse patrimônio suscita? Existem histórias que foram apagadas e podem ser recuperadas? Por meio de uma reflexão coletiva, todos esses pontos serão discutidos a fim de serem estabelecidas conexões com os habitantes da cidade.

No sábado (19), a partir das 14h, o Museu da Imigração celebra a Jornada do Patrimônio com apresentações da Orquestra Mundana Refugi, no jardim da instituição, contendo integrantes de diversos países do mundo e também a cantora Fanta Kanotê, natural de Guiné Conacri. A entrada é gratuita para todos os visitantes.

Para falar das curiosidades e da importância do Palácio das Indústrias, prédio que abriga o Museu Catavento, será apresentado um roteiro guiado, no qual os visitantes poderão conhecer as histórias por trás da arquitetura imponente e os diversos usos do Palácio das Indústrias através das décadas. O passeio será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, às 10h30 e às 14h30.

Na Casa Mário de Andrade, no dia 19 de agosto, das 16h às 18h, o encontro “Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo”, abordará a trajetória histórica do samba na cidade de São Paulo, desde as fazendas cafeeiras até as periferias do centro da capital. A atividade também tratará dos grupos tradicionais que realizam a manifestação do samba paulista, assim como a organização do dossiê de registro da manifestação, iniciado em 2019 pelo IPHAN. O evento será acessível na Língua Brasileira de Sinais.