Jogos Escolares: Final estadual será realizada em Presidente Prudente

Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para as competições entre 10 e 20 de outubro, no município do interior de São Paulo

qua, 09/10/2019 - 8h27 | Do Portal do Governo

A cidade de Presidente Prudente recebe a final estadual da categoria infantil (com competidores de 14 a 16 anos) dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado em parceria com a prefeitura local. A expectativa é de que mais de 5 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e funcionários, estejam envolvidas no evento.

Vale destacar que, ao todo, os participantes disputarão oito modalidades: atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Os grandes vencedores terão o direito de representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, competição de âmbito nacional realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que, neste ano, ocorrerá em Blumenau, em Santa Catarina, entre 16 e 30 de novembro.

A cerimônia de abertura do JEESP será realizada na próxima quinta-feira (10), às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi. A cerimônia com o desfile das delegações contará com a presença do secretário-executivo de Esportes do Estado, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, e do prefeito Nelson Bugalho, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Qualidade de vida

Na avaliação do secretário de Estado Aildo Rodrigues, os jogos são muito importantes para revelar novos atletas e ajudá-los a se tornar cidadãos melhores. “Torcemos para que os competidores levem consigo as diversas vertentes que o esporte nos proporciona, como uma melhor qualidade de vida, a inclusão social e o espírito esportivo. Todos os fatores são essenciais para ajudar na formação deles como pessoa”, ressalta.

A coordenadora de Esportes do Estado e ex-atleta de basquete, Simone Bighetti, que já participou dos Jogos Escolares, salienta a importância da competição. “É uma satisfação realizar a final estadual, que classifica à fase nacional, organizada pelo COB. Em muitos casos, essa é a primeira oportunidade de um atleta competir em alto nível. Boa sorte a todos e que, mais uma vez, São Paulo possa ser muito bem representado”, conclui.