Isolamento social em São Paulo é de 48%, aponta Sistema de Monitoramento Inteligente

Central analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social

ter, 12/05/2020 - 14h12 | Do Portal do Governo

*Atualizado às 18h46

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% nesta segunda-feira (11). Informações e gráficos podem ser consultados em www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. O isolamento social é uma importante estratégia para evitar o avanço do contágio da COVID-19.

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, chamou atenção para o aumento de casos da doença e de óbitos em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

“Demonstramos a alta preocupação, o alerta para o interior do estado de São Paulo. Todas as regiões [estão com casos] em crescimento, em aceleração. Portanto, é fundamental que, nesse momento, a gente possa seguir com as medidas de isolamento social, e também de utilização de máscaras”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Eu queria fortalecer a mensagem do ‘fique em casa’. Salve-se em casa, porque é ali que você fica mais protegido. Os idosos, acima de 60 anos, principalmente, cuidem deles, cuidem deles, para que tenhamos passado por esta epidemia sem uma catástrofe, relacionada principalmente aos nossos entes queridos mais idosos”, reforçou o Secretário da Saúde, José Henrique Germann, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (12).

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.