IPVA: SP notifica 1,6 milhão de veículos com débitos

Pendências são do exercício de 2016 para placas 9 e 0; as remanescentes dos exercícios de 2012 a 2015 também foram notificadas

ter, 02/05/2017 - 20h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo notificou proprietários de 1.636.179 veículos com débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A s pendências referem-se ao exercício de 2016 para os veículos com final de placa 9 e 0 e remanescentes dos exercícios de 2012 a 2015 de todas as placas. O lote de notificações reúne 2.429.888 débitos (cada veículo pode ter débito em mais de um exercício), que totalizam R$ 523.731.914,28.

Aviso
O aviso enviado pela Fazenda – ao domicílio tributário de cada proprietário – traz a identificação do veículo, os valores do imposto, da multa incidente (20% do valor devido) e dos juros por mora, além de orientações para pagamento ou apresentação de defesa.

O contribuinte que receber o comunicado de lançamento de débito tem 30 dias para efetuar o pagamento da dívida ou efetuar sua defesa. O próprio aviso traz as orientações necessárias para a regularização da situação, incluindo a localização do Posto Fiscal mais próximo do endereço do proprietário do veículo.

O pagamento pode ser feito pela Internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento ou nos caixas, bastando informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado.

Regularize 
O proprietário que não quitar o débito ou apresentar defesa no prazo terá seu nome inscrito na dívida ativa do Estado de São Paulo (transferindo a administração do débito para a Procuradoria Geral do Estado, que poderá iniciar o procedimento de execução judicial, com aumento na multa de 20% para 100%, além da incidência de honorários advocatícios).

O contribuinte deve regularizar a pendência com o Fisco para evitar a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual), o que ocorrerá depois de 90 dias da data de emissão do comunicado de lançamento de débitos de IPVA.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone 0800-170110 e pelo canal Fale Conosco, no https://portal.fazenda.sp.gov.br.