Ipem-SP orienta consumidores no Jaçanã neste sábado

Equipe do Ipem-SP distribui cartilhas com dicas de como o consumidor deve fazer para não ser lesado na hora das compras

sex, 24/05/2019 - 18h10 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) vai orientar e distribuir cartilhas educativas no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Norte, neste sábado (25), às 10h, na Ari da Rocha Miranda, 36, Jova Rural, Jaçanã, zona norte da capital. A iniciativa visa alertar os consumidores para que eles saibam se proteger de irregularidades e fraudes durante as compras.

A equipe do Ipem-SP fará a entrega do “Guia Prático de Consumo”, que traz informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos, como balanças. Dentre eles, verificar se há selo do Inmetro em brinquedos e eletrodomésticos, se o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou ao comprar alimentos previamente pesados no supermercado, ficar de olho do taxímetro, entre outras situações corriqueiras. Também haverá no espaço da autarquia a presença da balança antropométrica para que os participantes possam realizar a pesagem e medição da altura.

O objetivo do evento é promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos que residem no município, por meio da realização de atividades gratuitas de documentação, saúde, beleza e recreação.

Quem desejar pode fazer o download do “Guia Prático de Consumo” no site do instituto. O material traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para fazer o download de outras publicações do Ipem-SP acesse o site do instituto.

O Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.