Ipem-SP: Operação Segurança Elétrica reprova 20% das lojas

Foram fiscalizados 103 estabelecimentos e mais de 43 mil produtos, no interior e na capital; 21 lojas e 1.658 produtos estavam irregulares

ter, 28/11/2017 - 10h02 | Do Portal do Governo

Plugues, tomadas, lustres, lâmpadas fluorescentes, adaptadores de plugues e tomadas, lâmpadas LED, entre outros, foram fiscalizados durante a Operação Segurança Elétrica entre os dias 21 e 23 de novembro na capital paulista e em algumas cidades de São Paulo.

Dos 103 estabelecimentos fiscalizados, 21 (20,4%) estavam irregulares. Entre os produtos, mais de 43 mil produtos foram avaliados, sendo encontradas irregularidades em 1.658 (3,8%). Entre as irregularidades estavam itens fora do padrão, sem certificação e descaracterização do padrão exigido.

A operação visa verificar se produtos como tomadas, plugues e adaptadores estão sendo comercializados com o certificado do Inmetro. Já os dispositivos elétricos de baixa tensão precisam apresentar informações obrigatórias como corrente, tensão e identificação do fabricante.

As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas, que podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Dicas:

– Verificar se os produtos são certificados (ostentam o selo de certificação do Inmetro);

– se as tomadas e plugues estão dentro do padrão brasileiro, ou seja, um padrão de tomada com 3 (três) orifícios e 2 (dois) padrões de plugues um com 2 pinos e outro com 3 pinos redondos. O plugue é sextavado e a tomada possui uma cavidade sextavada garantindo a segurança contra o choque elétrico;

– tem que constar o nome ou marca ou o logotipo do fabricante/importador;

– constar também a tensão a que se destina em volt (V), potência em watt (W) ou corrente nominal em ampère (A);

– No caso das lâmpadas, fluorescentes ou as incandescentes, o consumidor deve adquirir as que fazem parte do programa brasileiro de etiquetagem, pois, a sua vida útil é maior.

Confira as irregularidades encontradas na capital, acesse https://goo.gl/NBHTQm

Confira as irregularidades encontradas no interior, acesse https://goo.gl/f61BVR