IPEM-SP: “Operação Copa” encontra problemas em eletroeletrônicos

No período de 11 a 15 de junho, as equipes verificaram 4.572 produtos na capital e interior do Estado e encontraram erros em 7 (0,2%)

ter, 19/06/2018 - 18h21 | Do Portal do Governo

Na última sexta-feira (15) as equipes de fiscalização do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, encerraram a “Operação Copa”, que analisou no comércio paulista produtos da linha branca e eletroeletrônicos.

No total, foram fiscalizados 57 estabelecimentos e encontradas irregularidades em 5 (8%). As equipes verificaram 4.572 produtos e encontraram erros em 7 (0,2%). Foram observados os padrões da ENCE e do Selo Procel de Economia de Energia, uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos, os que são mais eficientes e que consomem menos energia.

A ação ocorreu no período de 11 a 15 de junho, na capital, Avaré, Fernandópolis, Piracicaba, Osasco, Santo André, Taubaté e Votuporanga. A operação integrou o plano de trabalho estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e foi executada pelos órgãos delegados em todo país.

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares terão o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Acesse a tabela com as irregularidades na capital https://tinyurl.com/ybzho2cv

Acesse a tabela com as irregularidades no interior https://tinyurl.com/y89msuzw

Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.

Para o download do guia acessehttp://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.