Ipem-SP é responsável pela verificação de termômetros clínicos e industriais

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo faz controle de materiais usados na área da saúde e para medição de petróleo

sáb, 04/04/2020 - 15h22 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP, (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, segue na rotina das verificações de termômetros clínicos, utilizados na área da saúde, e os termômetros industriais, de uso para medição do petróleo, seus derivados e biocombustíveis líquidos (etanol).

O Laboratório de Temperatura, integrante dos laboratórios que compõem o Departamento de Metrologia Científica e Industrial do Ipem-SP, é o setor responsável pela verificação metrológica inicial no Estado de São Paulo de todos os termômetros clínicos e industriais que são fabricados ou importados.

A verificação inicial de termômetros clínicos também é realizada dentro das empresas pelas equipes das regionais do Ipem-SP.

A regional do Ipem-SP em Campinas, por exemplo, tem executado verificações na Omron Healthcare, multinacional japonesa, localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo. Neste ano, por exemplo, desde fevereiro foram verificados 31.200 termômetros clínicos. Em abril, está prevista a verificação de 27.600 unidades.

De acordo com regulamentos do Inmetro, os termômetros clínicos – aqueles dedicados a medir a temperatura corporal – e os industriais devem obrigatoriamente ser verificados por um órgão metrológico oficial antes de serem disponibilizados no comércio. Se aprovado nos ensaios, cada termômetro industrial recebe um Certificado de Verificação e cada termômetro clínico recebe uma Marca de Verificação.

Em 2020, até o momento, o Ipem-SP fez verificações em 158.500 termômetros clínicos e 2.151 termômetros industriais. Em 2019, foram verificados 120.000 termômetros clínicos e 10.585 termômetros industriais.

Medição de temperatura na saúde humana

As medições de temperatura corporal podem determinar se um paciente está ou não doente. Por essa razão, os termômetros clínicos são verificados pelo Laboratório de Temperatura do Ipem-SP, de maneira a garantir que apenas aqueles que meçam corretamente sejam disponibilizados no comércio.

Os termômetros clínicos digitais são ensaiados no ponto 37 °C e os de vidro são ensaiados nos pontos 37 °C e 41 °C.

Ao comprar um termômetro clínico, verifique se ele possui a Marca de Verificação (etiqueta do Inmetro). Se este não for o caso, não compre o instrumento e denuncie na Ouvidoria do Ipem-SP.

Disseminação da grandeza temperatura

O Laboratório de Temperatura do Ipem-SP também é responsável por disseminar a grandeza temperatura para as atividades de fiscalização do instituto, principalmente na área de produtos pré-medidos. Para isso, o laboratório conta com padrões de referência milesimais rastreados diretamente aos padrões nacionais de temperatura no Inmetro.

De forma a verificar a estabilidade dos termômetros utilizados por outros laboratórios, o Laboratório de Temperatura realiza periodicamente o ensaio do ponto de gelo (0 °C) de cada termômetro de trabalho. O ensaio é realizado mediante a comparação dos termômetros de trabalho com os de referência, todos eles em contato com gelo fundente de água deionizada, sendo assim possível atingir a temperatura de 0,000 °C.

Unidades de medida

A unidade de medida do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a grandeza temperatura é o kelvin, símbolo K (maiúsculo). Com essa unidade, considera-se 0 K (zero kelvin) a temperatura de um corpo em que não há nenhuma energia térmica, fenômeno esse conhecido também como zero absoluto.

O SI reconhece o grau Celsius, símbolo °C, como uma unidade derivada diretamente do kelvin. Ambas as unidades variam na mesma taxa de proporção, o que significa que uma variação de temperatura de 1 K é exatamente igual a uma variação de 1 °C. Considerando que 0 °C (273,15 K) é a temperatura de fusão do gelo, a temperatura ambiente de 20 °C equivale a 293,15 K.

Outras unidades de temperatura, como o grau Fahrenheit (°F) amplamente utilizado em países anglófonos, são unidades fora do SI cujo uso não é recomendado, conforme 9ª edição do SI.

O contato com a equipe do Laboratório de Temperatura do Ipem-SP pode ser feito pelo e-mail temperatura@ipem.sp.gov.br. Mais informações no site do Ipem-SP.