Intervenção rápida coloca fim a rebelião

Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios e 696 presos foram recapturados pela Polícia Militar

qua, 18/03/2020 - 13h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que nesta quarta-feira (18), houve nova atualização no número de presos foragidos recapturados dos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz onde houve evasão de presos e ato de insubordinação devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria na terça-feira (17).

Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, em que o preso tem a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar. Nesse regime, a lei assegura o direito a cinco saídas temporárias por ano.

O Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios de forma imediata. Até às 12h desta quarta-feira (18), 696 presos foram recapturados pela Polícia Militar com apoio de agentes de segurança penitenciária.

A medida foi necessária, pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados.

Números atualizados
Mongaguá: 219 recapturados | 563 evadidos
Tremembé: 116 recapturados | 218 evadidos
Porto Feliz: 361 recapturados | 594 evadidos

Total:
1.375 fugitivos
696 recapturados
Não houve evadidos em Mirandópolis