Internet das Coisas é tema de encontro do Clube da Robótica Paula Souza

No evento deste sábado (2), às 10 horas, pela plataforma Teams, o palestrante Jean Vieira compartilhará experiências com projetos de IoT

sex, 01/10/2021 - 16h47 | Do Portal do Governo

O Clube da Robótica Paula Souza promove neste sábado (2), às 10 horas , o quinto Encontro Robótica Paula Souza, por meio da plataforma Teams. Nesta edição do evento, o tema “Aplicações práticas de IoT com ESP32” será desenvolvido pelo Prof. Jean Antonie Almeida Vieira.

Ele apresentará conceitos básicos de Internet das Coisas (IoT), fará demonstrações práticas de funcionamento da tecnologia e dará dicas aos participantes. No evento, também irá compartilhar suas experiências em projetos na área, como uma Lixeira IoT, um copo com Identificação por Radiofrequência (RFID), e o totem carregador de celular com leitor biométrico.

No encontro virtual, aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia, também haverá espaço para um bate-papo entre os participantes.

Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal) e hoje professor, Jean Vieira atua na área de tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas, IoT e em programação de sistemas embarcados, plataforma Arduino/ESP32 com server-side.

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, a tecnologia IoT não é tão difícil de entender e já está bastante presente no dia a dia.  “É uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados”, explica o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza. “São objetos que podem inclusive realizar trabalhos conjuntos, fornecer dados para tomadas de decisões e controlar outros objetos.” Smartphones, smartwatches, casas inteligentes, carros conectados são alguns exemplos de uso dessa tecnologia.

Clube de Robótica

O Clube da Robótica Paula Souza foi implementado com objetivo de proporcionar a alunos, professores e convidados momentos para apresentação e troca de ideias sobre temas relevantes relacionados a tecnologias envolvendo sistemas embarcados. “A iniciativa tem o propósito de aumentar a conexão entre docentes, estudantes e empresas”, explica Souza. “Durante os encontros virtuais, os participantes interagem, gerando ricas contribuições entre os colegas, com dicas sobre tecnologias relacionadas ao mundo da Robótica, além de muito networking.”

O Clube da Robótica está aberto a qualquer docente do Centro Paula Souza que tenha interesse no assunto. Para participar, basta solicitar acesso ao grupo de Whatsapp, enviando e-mail, com o tema “Clube da Robótica”, para eventos@robotica.cpscetec.com.br. É preciso enviar o nome completo, e-mail institucional, nome da unidade em que estuda e a cidade.

Para acompanhar as atividades do Clube da Robótica, basta acessar aqui.