Instituto Remo Meu Rumo promove integração social por meio do esporte

Atualmente, a iniciativa atende mais de 150 crianças por semana em São Paulo, assistidas por uma equipe multidisciplinar

ter, 31/03/2020 - 15h34 | Do Portal do Governo
DownloadMarcus De Rosa_Jornal do Campus/USP

O Instituto Remo Meu Rumo, projeto social esportivo de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência física, estimula a reabilitação física e emocional por meio da prática do remo e canoagem.

A iniciativa foi idealizada por Patricia Moreno Grangeiro, médica assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente de honra e coordenadora acadêmica da entidade, fundada em 2013.

“É a concretização de um sonho ver as crianças que eu atendo praticarem atividade física, fazer uma fisioterapia fora do hospital, porque a pessoa com deficiência tem uma agenda muito pesada, e a família ou cuidador que está junto também se beneficia de um esporte ao ar livre”, relata a médica.

O Remo meu Rumo atende atualmente mais de 150 crianças por semana. Os pacientes são encaminhados pelo IOT do HCFMUSP e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A prática acontece na Raia Olímpica, na Cidade Universitária, em parceria com o Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP).

Uma equipe multidisciplinar de saúde atua no instituto, como professores de educação física, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

“A ideia principal é fazer a transição do hospital para a Raia Olímpica da USP, usando o esporte como uma ferramenta de reabilitação, abrindo oportunidades para que esses jovens conheçam as práticas e ganhem força, equilíbrio, condicionamento, autoestima, habilidades sociais e sejam melhores cidadãos”, explica Patricia Grangeiro.