Instituto do Câncer promove desfile com pacientes por Outubro Rosa

Ação que alerta sobre o câncer de mama ocorre nesta sexta-feira (29), às 10h45, com transmissão ao vivo pelo perfil do Icesp no Instagram

qui, 28/10/2021 - 12h51 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (29), às 10h45, pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, desfilarão em prol da campanha Outubro Rosa, que visa à conscientização sobre o câncer de mama.

O desfile de pacientes do Icesp, realizado anualmente desde 2012, teve sua última edição em 2019, sendo suspenso em 2020 por medidas de proteção relacionadas à pandemia de Covid-19. A retomada este ano acontece em um novo formato, seguindo orientações de segurança do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Icesp. A passarela contará com 15 “pacientes modelos” e, por não ser aberto ao público, será transmitido ao vivo pelo perfil do Instituto no Instagram (@institutodocancersp).

“O tema ‘Passos para um novo tempo’ aponta para uma retomada das atividades e recomeços, trazendo nossas pacientes para uma nova forma de entender e aceitar os momentos difíceis que todos nós enfrentamos e ainda vivenciamos. É hora de sonhar, colocar metas para que alcancem seus objetivos e que eles se tornem realidade”, comenta a Coordenadora de Humanização do Instituto, Maria Helena Sponton.

Durante o desfile, serão narrados os sonhos de vida de cada paciente, conforme sobem no palco do auditório, onde será realizado o evento.

Além disso, elas passarão por uma manhã de preparação. A marca Mary Kay doará 2,5 mil batons para pacientes, além de disponibilizar uma equipe que ficará responsável por maquiar as pacientes modelos, que por questões de segurança levarão suas próprias maquiagens. Já o figurino, ficará por conta da consultora de moda, Danielle Ferraz, e os acessórios serão da Claudia Arbex. As modelos também ganharão lenços da loja TESS e desfilarão usando máscaras da cor rosa doadas pela ONG Vencer o Câncer.

Ainda pela manhã, após as produções, as pacientes farão uma sessão de fotos e participarão de um bate-papo com a Dra. Laura Testa, Chefe do Grupo de Oncologia Mamária do Icesp, e a Danielle Ferraz, que abordarão temas como cuidados corporais, autoestima, beleza e moda.

“O desfile de pacientes tornou-se um momento importante para o Instituto, pois além de chamar a atenção para a campanha do Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre o câncer de mama, reforça uma característica marcante do Icesp, que é oferecer assistência de qualidade aos pacientes da rede pública, sem abrir mão de uma abordagem humanizada e acolhedora”, ressalta o Prof. Dr. Paulo Hoff, Presidente do Conselho Diretor do Instituto.