Instituto Butantan sedia Avistar 2018 neste fim de semana

Com o objetivo de aproximar o público da natureza e da ciência, evento terá maratona com mais de 44 atividades multiculturais

qua, 16/05/2018 - 19h14 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira (18), o Instituto Butantan dará início ao Avistar Brasil 2018, com objetivo de aproximar o público da natureza e da ciência. O evento contará com mais de 44 atividades multiculturais, que vão desde palestras, exposições e feiras até lançamento de livros, trilhas e oficinas voltadas para crianças.

Com entrada gratuita, a 13º edição do Avistar terá programação especial até domingo (20). “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas percebam a beleza da natureza, e que a sua conservação é fundamental para a saúde humana. Esperamos, assim, contribuir com a formação de um exército de pessoas que conserve o meio ambiente”, diz Erika Hingst-Zaher, pesquisadora do Instituto e uma das organizadoras do evento.

Logo na manhã de sexta, às 11h40, será lançada a versão em português do aplicativo Merlin, que permite identificação imediata de pássaros a partir de fotos tiradas no dia a dia por celular. A plataforma contará com o chamado “pacote Brasil”, que trará um banco de dados com mais de 300 mil imagens de aves brasileiras enviadas voluntariamente por apreciadores.

No mesmo dia, também ocorre o lançamento do “Passaporte Aves de São Paulo”, uma iniciativa conjunta da Fundação Florestal, do Instituto Butantan e da SAVE Brasil. A iniciativa promoverá a observação de aves e o uso público nas Unidades de Conservação Estaduais por meio do programa #vempassarinharSP. O passaporte lista 11 parques, destacando suas aves e biodiversidade.

“O Avistar oferece às pessoas a oportunidade de ‘tomar posse’ da natureza, em suas diferentes dimensões: desde a compreensão que o conhecimento cientifico traz até os aspectos contemplativos, artísticos e culturais. Acreditamos que isto contribui para o bem-estar e a saúde”, afirma Guto Carvalho, idealizador e organizador do evento.

Atividades

Na manhã do sábado (19), a partir das 10h, será realizado o “Conhecer”, um encontro inédito entre a nova geração de pesquisadores que também são influenciadores. Pensando em debater a aproximação entre ciência e sociedade, o evento poderá ser acompanhado em tempo real pela internet com o uso da hashtag #MaioMêsdaCiência.

O público poderá fazer comentários e perguntas aos participantes, que têm como destaque os youtubers e bloggers Inés Dawson, Chico Camargo e Fabio Machado, entre outros.

Ainda, o pesquisador e especialista em mamíferos, Bruce Patterson, contará a história real dos leões de Tsavo, relatada no filme “A Sombra e a Escuridão” (1996). O convidado é curador do Field Museum de História Natural em Chicago, onde as peles taxidermizadas (empalhadas) dos leões fazem parte da exposição. A palestra de Patterson acontece às 11h40 do sábado.

Outro destaque do dia será a palestra do norte-americano Rick Prum, da Universidade de Yale e autor do livro “A Evolução da Beleza” (The Evolution of Beauty). Às 14h, Prum fala sobre ciência, beleza, evolução e filosofia. Haverá também o lançamento de diversos livros de diferentes autores com sessão de autógrafos no final.

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão prestigiar a exposição em homenagem ao fotógrafo naturalista Haroldo Palo Júnior, que morreu em novembro passado. Na exposição, estarão alguns de seus registros únicos da natureza feitos em 35 países por onde passou.

Avistar Kids

As crianças também poderão aproveitar o fim de semana no Instituto Butantan. O evento terá oficinas, atividades com pintura e caminhadas de educação ambiental. Os pequenos na faixa de 4 a 12 anos também poderão participar de trilhas com jogos e dinâmicas no #vempassarinhar.

Para acessar a programação completa do Avistar 2018, é só clicar aqui.