Instituto Butantan recebe 11 mil visitantes nas férias

Pela primeira vez, espaço teve atividades especiais durante todo o mês de janeiro

qua, 12/02/2020 - 10h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Instituto Butantan
Atividade no Instituto Butantan, na capital paulista

Entre os dias 7 e 31 de janeiro, o Instituto Butantan contou com uma programação especial de férias e recebeu, durante este período, 11 mil visitantes. Foi a primeira vez que o museu recebeu atividades exclusivas ao longo de todo o mês de janeiro e não apenas em uma semana, como era anteriormente.

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. O instituto, localizado no bairro do Butantã, na zona oeste cidade de São Paulo, conta ainda com uma série de atrações aberta aberta ao público, como o parque, o Museu Biológico, o macacário e o serpentário.

Em janeiro, 3 mil pessoas se inscreveram e participaram efetivamente das mais de 30 atividades oferecidas pela programação, que contou com escavação arqueológica e a disponibilização de microscópios ao público, dentre outras coisas.

“As pessoas absorvem melhor o conteúdo sem ter aquela ‘obrigação’ do aprendizado. Por meio do lazer, de exposição e de ações educativas como essa, nós estamos sempre levando a informação sem que elas percebam, unindo a ‘brincadeira’ e o conhecimento,” afirma o diretor do Museu, Giuseppe Puorto.

A primeira semana começou com o Museu de Microbiologia, que entre 7 e 14 de janeiro, recebeu 4.016 visitantes e 1.953 participantes nas atividades educativas. O Museu da História do Butantan, responsável pela programação da segunda semana de férias, contou com a visita de 3 mil pessoas, dentre elas 391 participaram das atividades. O campeão de visitantes foi o Museu Biológico, que entre os dias 21 e 26 de janeiro, registrou a entrada de 4.862 pessoas e a participação de 810 nas oito atividades que ofereceram durante a terceira semana. Na quarta e última semana do projeto, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas recebeu 90 visitantes entre os dias 28 janeiro e 1º de fevereiro

“Percebemos que a programação Férias no Butantan é muito esperada pelos visitantes porque os museus oferecem atividades diferentes que contemplam a família. Assim, pais, avós, tios, crianças se divertem e passam o tempo entrando em contato com atividades que ao mesmo tempo que são lúdicas, abordam ciências de um modo geral”, afirma a diretora do Museu de Microbiologia, Glaucia Colli Inglez.

Levantamento recente realizado pela administração do parque mostra que 2019 foi o ano com a maior bilheteria registrada em comparação com os três anos anteriores. Ao todo foram vendidos 146.337 ingressos, sendo que cada um permite a entrada nos três museus do Instituto.