Instituto Butantan celebra 117 anos e anuncia nova fábrica

Parceria com a Libbs, empresa farmacêutica 100% nacional, disponibilizará seis novos medicamentos para o Sistema Único de Saúde

sex, 23/02/2018 - 16h52 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan comemora nesta sexta-feira (23) seu 117º aniversário com o anúncio da fábrica que irá produzir seis novos medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê a construção de um laboratório de anticorpos monoclonais através da parceria com a farmacêutica Libbs, empresa 100% nacional.

A nova unidade será implementada em uma área de 800m² com um incentivo de R$ 40 milhões da entidade parceira. Este laboratório será responsável pela produção de pelo menos seis produtos que possuem Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovadas junto ao Ministério da Saúde. Além disso, possibilitará a fabricação de duas novas vacinas.

“A melhor maneira de comemorar o aniversário do Butantan é trabalharmos em cima da produção de novas vacinas, novos medicamentos e novas moléculas que possam trazer mais avanços à ciência”, declarou o governador Geraldo Alckmin.

Os anticorpos monoclonais serão utilizados para o tratamento de câncer e doenças autoimunes. Assim, o Instituto será capaz de aumentar o acesso ao tratamento de alto custo dessas doenças. Com a aprovação da Anvisa, ele também será um dos quatro produtores mundiais da vacina contra a hepatite A e um dos três produtores da vacina contra difteria, tétano e coqueluche.

Para celebrar o aniversário, o Butantan programou a exposição “100 anos da Gripe Espanhola – Imagine o mundo sem vacinas” para comemorar a trajetória de contribuição à saúde pública. O mascote “Gripinho” também foi apresentado ao público para guiar os visitante no Museu de Microbiologia através de um aplicativo gratuito.

Fábrica da vacina contra dengue

O Instituo Butantan também celebrou a fase final da construção da fábrica da vacina contra a dengue. Ela será a primeira do mundo com apenas uma dose contra os quatro tipos de vírus da doença. Os testes estão quase concluídos e ainda é necessário a aprovação da Anvisa.

“Hoje é uma comemoração tripla. Além do aniversário do Butantan, temos que celebrar a parceria PDP e as obras da fábrica da dengue que estão praticamente prontas”, disse o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

A fábrica, que começou a ser construída em maio de 2016, está praticamente pronta e as obras deverão ser entregues no meio deste ano. A partir disso, em outubro ela deverá começar a operar em fase experimental. “Nós estamos acelerando a parte de produção e registro, para que no final de 2019 possamos ter a vacina disponível pelo menos para a população de indivíduos adultos”, disse o diretor do Butantan, Dimas Covas.