Inscrições para o ENEM 2018 já estão abertas

Vai até o próximo dia 18 o prazo para os alunos se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio; avaliações acontecem em 4 e 11 de novembro

seg, 07/05/2018 - 20h48 | Do Portal do Governo

Começou nesta segunda-feira (7) e vai até o próximo dia 18 de maio o prazo para os alunos fazerem a inscrição para o ENEM 2018. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para o curso superior, por meio do Prouni, do Fies e do Sisu, além da autoavaliação.

Clique aqui para conhecer o processo completo e fazer sua inscrição.

Conforme ocorreu em 2017, este ano o Enem novamente acontece em dois domingos consecutivos. No primeiro, ainda serão cinco horas e meia de duração, em que os participantes deverão responder às questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.

Confira o edital do Enem 2018 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os alunos também terão meia hora a mais de duração no segundo dia de prova, totalizando cinco horas para responder questões de matemática, química, física e biologia. As avaliações serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Alguns estudantes ficam tensos em relação ao ENEM, por conta da pressão que é cursar o Ensino Médio, diz a estudante Dhâmarys Biara de Oliveira Santos, da EE Professor Armando Gaban. Aluna da 2ª série, ela vai se inscrever como treineira. “Eu fico muito ansiosa. Então me antecipar e fazer o exame esse ano é um jeito de me preparar mais, saber como funciona, ter uma base mais concreta do que cai na prova e etc.. Assim, não ficarei tão nervosa no ano que vem e terei mais confiança”, conta.

Já Matheus Santos, aluno da escola estadual Professor Ayrton Busch, em Bauru, está mais tranquilo. “O pessoal fala que está com medo, mas o negócio é seguir as dicas que tenho visto aí pelas redes sociais, estudar e na hora da prova não ficar muito abalado, não ficar forçando a mente, pois isso pode prejudicar”, esclarece o candidato, que pretende ser jornalista.

É importante manter e-mail e telefone atualizados para o Inep conseguir enviar informações importantes. Se precisar de algum atendimento, faça a solicitação durante a inscrição e envie um documento que comprove sua necessidade, orienta o MEC.