Inscrições para Encceja 2018 terminam nesta sexta-feira (27)

Prova acontece no dia 5 de agosto em todo território nacional; resultados serão divulgados no último trimestre do ano

sex, 27/04/2018 - 11h45 | Do Portal do Governo

Interessados em prestar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2018 têm até esta sexta-feira (27) para se inscrever. O exame é destinado a pessoas que não conseguiram concluir o estudos na idade apropriada. Clique aqui para fazer a inscrição.

A prova acontece no dia 5 de agosto em todo território nacional. Para quem mora no exterior, o exame será aplicado no dia 16 de setembro. Vale ressaltar que entre os dias 30 de abril e 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.

Os candidatos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas em privação de liberdade, que correspondem a categoria PPL do Encceja, farão a prova entre 18 e 19 de setembro. Para o Encceja Exterior PPL, a prova acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro.

A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

O exame 

São quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada, além da redação. O exame dos candidatos à conclusão do Ensino Fundamental é composto por questões de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática.

Para os candidatos que desejam a conclusão do Ensino Médio, as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Ausência na prova 

A partir de 2018, todas as ausências devem ser justificadas para evitar mais prejuízos aos cofres públicos. O participante que faltar e não apresentar justificativa deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).  Se a justificativa não for aprovada pelo Inep ou o pagamento não for realizado, o participante não poderá se inscrever gratuitamente na prova nos anos seguintes. Em 2017, 60% dos candidatos não compareceram ao exame, que é gratuito.