Em SP, iniciativa promove tradições centenárias da região amazônica

Por 61 dias, festa do Marabaixo reúne música, dança, gastronomia e religiosidade, louvando o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade

qua, 10/01/2018 - 13h11 | Do Portal do Governo

Principal manifestação cultural do Amapá e realizada há mais de 200 anos, a Festa do Marabaixo reúne música, dança, gastronomia e religiosidade, louvando o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade ao longo de 61 dias: do sábado de Aleluia ao domingo após o Corpus Christi.

Para estreitar as relações culturais entre a Amazônia e São Paulo, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza, pela primeira vez, o projeto “Amazonizando Sampa”.

As atividades, que serão realizadas entre 11 de janeiro e 5 de abril, propõem a criação da festa amapaense na zona leste de São Paulo. A primeira atração da iniciativa é o levantar do mastro, que apresenta os valores simbólicos e tradicionais do Marabaixo, pela influência da natureza, sincretismo religioso, inspiração das letras e ladrões, forma de dançar, origem e evolução da tradição.

Os encontros ocorrerão de 11 de janeiro a 1º de fevereiro, às quintas-feiras, a partir de 19h. No dia 1º de fevereiro, os participantes da oficina “O levantar do Mastro” realizarão a primeira Roda de Marabaixo, levantando dois mastros na Oficina Cultural e inaugurando o “Amazonizando Sampa”.

Tradição

Vale lembrar que ladrões são as canções que animam as festas amapaenses, assim chamadas porque, durante a cantoria, um participante pode “furtar” a pausa do outro e, a partir disso, compor um novo verso improvisado. Explorar a construção do ladrão e as danças tradicionais da manifestação é a proposta da oficina “Corporeidade, Ladrão e Dança do Marabaixo”, que acontece entre 22 de fevereiro e 29 de março, às quintas-feiras, a partir de 14h.

Nas danças da festa, o corpo é o principal elemento para a busca da ancestralidade africana, abrindo caminhos para a descoberta da história de cada indivíduo que, depois de compreender as tradições, constrói novos ladrões para contá-la a todos.

Para encerrar o ciclo de atividades, em 5 de abril, às 19h, acontece a II Roda de Marabaixo, com a apresentação dos resultados da “Corporeidade, Ladrão e Dança do Marabaixo”, em uma prática da tradição com apresentação de dança, canto e ladrões produzidos pelos participantes.

SERVIÇO

Oficina Cultural Alfredo Volpi – Amazonizando Sampa

Programação:

O Levantar do Mastro
Data: 11/01 a 1º/02, às quintas-feiras
Horário: 19h às 22h
Inscrições gratuitas na recepção da instituição. 12 vagas
Recomendação etária: maiores de 16 anos

I Roda de Marabaixo e Levantar dos Mastros
Data: 1º/02, quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: maiores de 16 anos

Corporeidade e Ladrão de Marabaixo
Data: 22/02 a 29/03, às quintas-feiras
Horário: 14h às 17h
Recomendação etária: maiores de 15 anos
Inscrições gratuitas na recepção da instituição. 12 vagas

II Roda de Marabaixo
Data: 05/04, quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: livre

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.
Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | alfredovolpi@oficinasculturais.org.br
Acessibilidade no local.
www.oficinasculturais.org.br