Iniciativa da CDHU, Projeto HabitaCor certifica participantes

Fachada do Conjunto Habitacional Bela Vista D, na capital, exibe dois painéis de azulejos com pinturas realizadas pelos próprios moradores

ter, 02/10/2018 - 14h21 | Do Portal do Governo

Moradores do Conjunto Habitacional Bela Vista D, na região central da capital paulista, foram certificados na última segunda-feira (1º) pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) pela participação no Projeto HabitaCor.

A iniciativa busca despertar nos moradores o sentimento de pertencimento ao lar por meio da arte, estimulando a percepção da estética, a beleza das cores, formas e arranjos. Com isso, os moradores fizeram as pinturas de dois painéis de azulejos que agora enfeitam a fachada.

Uma das “artistas” é a moradora Beatriz Ribeiro, de 26 anos, que teve seu desenho escolhido para estampar a fachada do prédio. “Em uma das oficinas nós estudamos pinturas geométricas e eu achei o estilo moderno. Sentei para fazer o desenho e deixei fluir, nem imaginava que meu desenho seria escolhido. Esses azulejos deram  uma visibilidade ao nosso prédio. Essa iniciativa me proporcionou uma experiência única”, conta.

O presidente da CDHU, Humberto Schmidt, explica que a companhia habitacional promove iniciativas sociais e culturais para aproximar os mutuários da empresa e, assim, mudar o estilo de vida deles. “Além de capacitá-los através de oficinas. Esperamos que esse projeto embrionário seja levado a outros empreendimentos no Estado”, comentou.

Fruto de uma parceria com o designer Antonio Sampaio Dória, o projeto promoveu cinco encontros de quatro horas cada, para sensibilizar os moradores com técnicas de pinturas. O designer planejou ainda a colocação de painéis de azulejo com a intenção de embelezar o condomínio e impactar visualmente a rua e o bairro.

Nas aulas, os participantes estudaram a história da arte e desenvolveram desenhos autoriais com a intenção de transformá-los em pinturas nos azulejos. Em uma das oficinas, visitaram a exposição “100 Anos de Athos Bulcão” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que reunia mais de 300 obras inspiradas na azulejaria portuguesa.

“Através da arte o projeto embeleza não só a vida e autoestima dos moradores, mas também da vizinhança. Os alunos aprenderam conceitos de arte e utilização das cores, visitaram exposições que os influenciaram. É bom fazer algo pelo lugar que moramos e esses painéis mudaram o visual do bairro”, disse a Líder do Núcleo de Pós Ocupação da CDHU, Heloísa Martins.