Implantação de Rotas Cênicas avança no Vale do Ribeira

Primeiras intervenções foram identificadas na região onde serão criados cinco roteiros para viagens de carro

sex, 30/07/2021 - 8h36 | Do Portal do Governo

O Rota Cênica SP, um dos principais programas da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur SP), finalizará em agosto os projetos executivos das 15 primeiras intervenções em três rodovias no Vale do Ribeira, sul do estado.

Serão mirantes e paradouros na SP-165 (Iporanga-Apiaí), SP -250 (Apiaí-Ribeira-Guapiara) e SP-139 (são Miguel Arcanjo-Sete Barras). As estruturas devem ser inauguradas em maio de 2022. “As Rotas Cênicas serão mais um bom motivo para viajar num Estado que já tem as melhores rodovias do País”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz.

O projeto completo para o Vale do Ribeira é composto por cinco rotas. As intervenções iniciais estarão em três: Mata Atlântica, Rastro da Serpente e Estrada Parque — as rotas Lagamar e Cavernas serão atendidas na segunda etapa.

As rotas cênicas são caminhos que já têm qualidades paisagísticas, naturais, culturais, geológicas, que recebem estruturas para proteger e valorizar suas características. Com essas intervenções, explica o responsável técnico pelos projetos, Ike Gevaerd, “os caminhos transformam a própria viagem, na ida e na volta, numa nova atração, com centros de visitantes, parques de campismo e estacionamentos, mirantes e passarelas panorâmicas, por exemplo. Transformam caminhos onde mal se veem coisas, em caminhos onde se fazem coisas”.

Outras regiões: além do Vale do Ribeira, conhecido pela maior área preservada de Mata Atlântica, cavernas, parques e reservas naturais, além de praias do extremo sul do estado, o projeto Rota Cênica SP concluiu os masterplans (projetos preliminares) de mais três regiões:  Mantiqueira Paulista, Litoral Norte e Circuito das Águas e Flores.