Idosos e crianças são as principais vítimas das doenças de Outono

Gripes e até problemas mais graves, como pneumonia, costumam aumentar nesta época do ano; saiba como se proteger

sex, 12/04/2019 - 14h39 | Do Portal do Governo

Com a diminuição das temperaturas nesta época do ano, é importante estar atento às doenças típicas do Outono. Entre os problemas mais frequentes estão as rinossinusites, otites, gripes e resfriados, além de problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia, que podem atingir principalmente idosos e crianças.

A combinação entre baixas temperaturas e baixa umidade do ar propicia maior concentração de poluentes na atmosfera. Mas esse não é o único fator que colabora para o surgimento das doenças.

O médico otorrinolaringologista Luiz César Lha explica que as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a propagação de micro-organismos causadores de doenças.

“Se não tratadas adequadamente, eventualmente resultam em quadros como perda auditiva, prostração e até dificuldade respiratória severa, com necessidade de internação hospitalar, principalmente as crianças, idosos e portadores de doenças crônicas”, alerta.

Todas essas doenças, mesmo em sua forma mais leve, podem trazer transtornos que vão de simples obstrução nasal até dor, febre e mal-estar geral.

Para se prevenir, a principal recomendação é manter boa alimentação e beber bastante líquido. Quanto mais saudável e hidratada a pessoa estiver menor a chance de ser acometida por essas doenças. “A ingestão de água e permanência em locais ventilados são ótimas maneiras de prevenção”, informa o pneumologista Fábio Muchão.

Tratamento

É preciso estar atento também ao tratamento adequado, uma vez que a automedicação nunca é recomendável – pode até agravar o problema ou gerar outra doença.

É preciso procurar avaliação médica, principalmente para a faixa etária de risco, como crianças abaixo de seis meses de idade e idosos, portadores de doenças respiratórias graves ou na presença de sintomas mais severos, como falta de ar importante, piora acentuada do estado geral, dor intensa ou febre alta que não melhora com medicação.