Icesp oferece cartilha de receitas para orientar pacientes com câncer

Receitas elaboradas pelo Instituto aliviam os sintomas desagradáveis de tratamentos quimioterápico, radioterápico e de radioiodoterapia

sex, 27/10/2017 - 8h35 | Do Portal do Governo

Não é nada fácil conviver com um câncer. Os tratamentos quimioterápico, radioterápico e de radioiodoterapia costumam apresentar diversos efeitos colaterais. Esse processo, dependendo do paciente, causa alterações no organismo, que podem ser leves ou agudas.

Os efeitos têm duração variável e, geralmente, desaparecem após algumas semanas – mas são os grandes responsáveis pela ingestão alimentar insuficiente e, consequentemente, pela perda de peso durante o tratamento.

A boa notícia é que estes sintomas desagradáveis podem ser minimizados por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico e também com uma avaliação nutricional. Os profissionais, em conjunto, irão avaliar quais são os cuidados necessários com a alimentação durante o período de tratamento.

Diante disso, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) criou um cardápio especial que pode ajudar os pacientes com câncer a comer melhor.

Sopa de grão de bico, flan de laranja e espumante de maçã com hortelã são algumas das deliciosas receitas da cartilha criada pelo para pacientes em tratamento do câncer. O cardápio montado pelo Instituto, em parceria com a Secretaria da Saúde, tem o objetivo de ajudar os pacientes a driblar os sintomas do tratamento contra o câncer na hora da refeição.

A cartilha apresenta uma série de receitas para ajudar o paciente e aliviar os sintomas desagradáveis do tratamento, diminuindo as alterações no organismo. Acesse aqui o material em pdf e aprenda a preparar os pratos saudáveis.

Orientação por telefone

O Icesp também mantém um serviço telefônico 24h para facilitar o acesso de seus pacientes ao nutricionista e evitar interrupções ou atrasos no tratamento.

O Alô, Nutrição foi criado porque muitos apresentam dúvidas em relação à alimentação e precisam de um retorno rápido. Metade das ligações está relacionada ao tipo de alimento adequado ao tratamento, e para orientações sobre alimentação via sonda. A equipe de nutrição fica disponível 24 horas por dia.

Veja, abaixo, uma das receitas da cartilha do Icesp:

Almôndega de aveia

Ingredientes:
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 litro de água
½ xícara (chá) de manjericão fresco picado
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ xícara (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de cenoura ralada
2 ovos batidos
½ colher (chá) de sal
Margarina para untar

Modo de preparo:
Cozinhe a aveia na água até os grãos ficarem macios.
Coe e reserve.
Em uma travessa misture a aveia coada e os demais ingredientes.
Modele em formato de almôndegas, coloque-as em uma assadeira untada com margarina e asse a 180° por 20 minutos.

Rendimento: 11 porções de 50g
Calorias: 86 kcal por porção