Hospital Infantil Darcy Vargas incentiva alimentação saudável

Projeto “Aprenda a se Alimentar Brincando” foi criado pelo setor de nutrição para auxiliar na educação nutricional dos pacientes internados

seg, 26/03/2018 - 17h35 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Após a aula teórica, a equipe de nutrição ajuda os pacientes e acompanhantes a montarem os lanches

Criado em 2011, o projeto “Aprenda a se Alimentar Brincando” foi desenvolvido pelo setor de nutrição do Hospital Infantil Darcy Vargas com o objetivo de auxiliar na educação nutricional dos pacientes internados.

Durante cada encontro – que acontece semestralmente desde 2016 – é feita uma palestra nutricional para os pacientes, ensinando como montar um lanche saudável, quais alimentos devem ser incluídos na dieta e os benefícios deles para nosso organismo. Após a aula teórica, a equipe de nutrição ajuda os pacientes e acompanhantes a montarem os lanches.

“Com a transição epidemiológica nos grandes centros urbanos, as famílias deixaram de fazer as suas refeições em casa e consomem cada vez mais alimentos industrializados (com elevado teor de gordura e sódio)”, explica a nutricionista e diretora técnica do Hospital Darcy Vargas, Márcia Viola, sobre a importância do projeto.

Para ajudar na melhor compreensão do público infantil, a Equipe Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética desenvolveu uma série de atividades, como feiras de alimentos, gincanas, montagem de pirâmide de alimentos, montagem de pratos e refeições saudáveis (alimentos em réplica), maquete sobre rótulos de alimentos e teatro de fantoches.

Com os resultados alcançados pelo projeto, foi desenvolvido paralelamente pela unidade um cardápio saudável que atendesse às necessidades de todos os pacientes e seus acompanhantes.

Mensalmente, a equipe responsável realiza uma revisão do cardápio para verificar quais alimentos devem ser incluídos no menu, levando em consideração aqueles que são funcionais e ricos em antioxidantes.

São mais de 700 pessoas atingidas diretamente desde a criação do projeto. Para Márcia Viola, esse número é ainda maior. “Os conceitos do projeto são aplicados e replicados nas famílias de cada paciente, como uma semente que a longo prazo vira fruto e pode ser colhido”, completa.