Hospital de Amor e Educação lançam concurso de redação 2020

Projeto é organizado pelo Núcleo de Educação em Câncer e neste ano traz tema relacionado a cuidados em tempos de incertezas

qui, 02/07/2020 - 16h31 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (2), o Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, lança a 8ª edição do concurso de redação, que neste ano traz o tema “Qualidade de vida e Pandemia: como cuidar de si e dos outros em tempos de incertezas”.

O concurso de redação é voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental 2 da rede estadual de São Paulo e da municipal de Barretos. O objetivo é difundir o conhecimento gerado na instituição, popularizar a ciência e estimular jovens talentos na investigação científica, visando gerar inovações que sejam revertidas e beneficiem toda a sociedade.

“O concurso de redação é, atualmente, uma das principais ferramentas na ampliação do nosso Programa de Divulgação Científica e as importantes parcerias estabelecidas por meio dele são de extrema relevância na obtenção de grandes resultados. Em 2019 foram mais de 15 mil redações produzidas e neste ano nós queremos não apenas ultrapassar este número, mas também auxiliar no processo de acolhimento e compreensão do atual momento, que impacta diretamente na qualidade de vida desses alunos”, ressaltou o Coordenador do NEC, Gerson Lucio Vieira.

Ao todo, o projeto tem cinco etapas que vão desta quinta (2) até 9 de outubro (confira cronograma abaixo). Entre as milhares de redações, cinco serão selecionadas e os autores serão premiados com três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) do Hospital de Amor.

Nesse período os participantes vão desenvolver atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre os fatores ambientais que podem desencadear o desenvolvimento do câncer e outras doenças. Além disso, o primeiro colocado vai ganhar um notebook, assim como o professor orientador. Os demais finalistas receberão um tablet.

Cronograma

 

 

VIII Concurso de Redação

 

 

Fase I

 

 

Período de Produção das Redações nas escolas

 

De 2/07 até 14/08

 

 

 

 

 

 

Fase II

 

 

 

Banca de Avaliação nas escolas

 

Envio das Redações para as Diretorias Regionais de Ensino

 

 

De 17/08 até 31/08

Até 31/08 de 2020

 

 

 

 

Banca de Avaliação nas Diretorias Regionais

De 01/09 até 14/09

 

Fase III

 

 

 

 

Envio das Redações para o NEC

 

Até 14/09 de 2020

 

 

 

 

 

Banca de Avaliação no Hospital de Amor

 

 

 

De 15/09 até 05/10

 

Fase IV

 

 

 

 

Publicação dos nomes dos finalistas no site do

 

Até 09/10 de 2020

 

 

Hospital de Amor

 

 

 

 

 

 

         Outubro

 

Será definida

(a partir de outubro)

 

Cerimônia de Premiação dos finalistas

 

Fase V

 

 

 

Estágio no Hospital de Amor