Hospital Centrinho define acesso de casos novos via regulação

Desde setembro, entrada para tratamento adota novo processo; local é referência em atendimento a pacientes com fissura labiopalatina

qua, 09/10/2019 - 16h45 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HRAC
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru

Desde setembro deste ano, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, mudou o processo para a ordenação do acesso de casos novos de fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais. A ordenação é mediante regulação, via sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O superintendente do HRAC-USP e Diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), professor Carlos Ferreira dos Santos afirma que a regulação vai melhorar o acesso para as diversas áreas de atuação do Centrinho. “Agora, os pacientes do Estado de São Paulo poderão ter sua entrada no Hospital a partir de avaliação inicial em unidade básica de saúde, que dará encaminhamento para agendamento via sistema CROSS”, disse Santos à assessoria de imprensa do HRAC-USP.

Pacientes de outros Estados que forem elegíveis conforme os protocolos e critérios estabelecidos também poderão ser atendidos no HRAC. “Nesses casos, após a avaliação inicial em unidade básica de saúde, o trâmite para agendamento será entre a Secretaria da Saúde do Estado de origem do paciente e a Secretaria da Saúde de São Paulo”, complementou o Diretor.

Com o início efetivo do acesso via regulação nas áreas de fissura labiopalatina e craniofacial, a proposta do HRAC-USP é ofertar 208 vagas de casos novos por mês nos seus programas de atendimento, todas reguladas via CROSS. “Com essa oferta, pretendemos garantir a otimização do fluxo de pacientes, a resolutividade dos casos, bem como o aprimoramento dos serviços”, enfatizou Santos.

O acompanhamento e reabilitação de pacientes que já estão em tratamento não terão alteração. “A regulação do atendimento era uma necessidade, tanto do ponto de vista do melhor cuidado e assistência ao paciente, como do planejamento e custeio dos serviços”, afirmou Santos.

Garantia de acesso

Segundo o professor, a discussão para a regulação começou em 2016. Os detalhes foram definidos em junho pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) em conjunto com o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Centrinho.

“A agenda de casos novos dessas duas áreas via HRAC já está programada até o final de agosto. Assim, está definido que o início do acesso desses pacientes via sistema CROSS será a partir do dia 2 de setembro de 2019. Portanto, para novas solicitações de agendamento por demanda espontânea, haverá orientação quanto ao novo fluxo”, explicou a Coordenadora do Núcleo, Dorothea Beckers Almeida.

O objetivo do Núcleo Interno de Regulação é promover a equidade do acesso e da integralidade da assistência. Também deve delinear o perfil de complexidade da assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), permitir o acesso de forma organizada e por meio do estabelecimento de critérios de gravidade, bem como disponibilizar consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de internação, segundo critérios preestabelecidos e protocolos instituídos.