Horto Florestal ganha 200 árvores plantadas por pacientes do Cratod

Mudas de espécies da Mata Atlântica são de árvores em extinção e foram cultivadas por dependentes químicos em tratamento

ter, 23/04/2019 - 19h13 | Do Portal do Governo

Os pacientes do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) participaram da ação “Redescobrindo a vida: plantio de enriquecimento dos bosques do Horto Florestal” e plantaram, nesta segunda-feira (22), 200 mudas de espécies nativas no parque, localizado na zona Norte da capital.

A parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Infraestrutura e Meio Ambiente, através do Instituto Florestal, capacita os pacientes pelos profissionais do Instituto Florestal, que também fornece as sementes e ensina, em aulas e oficinas, técnicas de jardinagem e reflorestamento, desde o preparo da terra para as mudas até a poda de árvores maiores.

Com a participação no programa, recebem o certificado de jardineiros e estão aptos exercer a profissão.

Os pacientes plantaram mudas de palmito-juçara, ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-branco e jequitibá-rosa nos bosques localizados na zona de uso especial do Parque Estadual Alberto Löfgren Horto Florestal. As sementes utilizadas são de árvores em extinção provenientes da Mata Atlântica.

Aprendizes do Bioma

Há cerca de um ano, os pesquisadores e técnicos do Instituto Florestal ministram aulas e orientam a parte teórica e prática referente a produção de mudas nativas da Mata Atlântica, bem como noções de jardinagem e paisagismo, no prédio do Cratod, localizado na região da Luz, no centro da capital. Cerca de 40 pacientes participaram do treinamento e são conhecidos como “aprendizes do bioma”.

O programa tem como um dos principais objetivos reflorestar o bioma de reservas florestais, estações experimentais e parques. Em um ano, já viabilizou o plantio cerca de 18 mil sementes em diversos municípios do Estado