Histórias em Quadrinhos são usadas como ferramenta educativa para reeducandos

Projeto realizado no sistema prisional de Guarulhos concilia diversão e ensino e envolveu ao menos 250 sentenciados

qua, 31/07/2019 - 18h41 | Do Portal do Governo

As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema prisional José Parada Neto, de Guarulhos, tornaram-se mais interativas com a adoção das Histórias em Quadrinhos (HQs). No encerramento do primeiro semestre das aulas, a produção de quadrinhos feitos pelo reeducandos ganhou uma exposição especial intitulada Projeto Histórico em Quadrinhos

“O tema trabalhado, quadrinhos, levou todos a recordarem a época em que ainda eram crianças, uma época repleta de heróis”, afirma o diretor da penitenciária, André Luiz Alves. “Os professores, alunos e servidores surpreenderam a todos com uma exposição criativa e de muita qualidade”, diz.

A ideia dos professores da escola vinculadora E.E. “Francisco Antunes Filho”, que atende os alunos da penitenciária, foi trabalhar as HQs como algo que proporciona prazer e, ao mesmo tempo, abre portas para o aluno conhecer novos gêneros. Para a equipe de educadores, os quadrinhos possibilitam a leitura de imagens, a sutileza da interpretação das expressões faciais, a criação de onomatopeias, além de mostrar a importância do uso da pontuação expressiva.

O projeto desenvolvido contou com ações pedagógicas de 18 professores de todas as áreas de conhecimento e envolveu, em média, 250 sentenciados. A intenção dos professores é que os alunos deixem de ser passivos para se tornarem ativos no processo de aprendizado, passando a desenvolver competências e habilidades, como pensar, criar, aprender e pesquisar.

Nessa linha de trabalho cada sala de aula desenvolveu temas variados tendo como instrumento de comunicação as HQs. Dentre os assuntos trabalhados estão Os Três Astronautas, A Segunda Guerra Mundial, Planeta Água, Indígenas do Brasil, além do ABC do Sertão na Voz do Gonzagão, Gibiteca e Produção de Tirinhas.

De acordo com a professora do EJA na unidade, Tamyres Siqueira, na produção das HQs foram utilizados recortes e colagens de ilustrações encontradas em jornais e revistas. Dentre os itens disponibilizados para os alunos estão folhas sulfite, cartolina de cores variadas, papelão advindo de material a ser reciclado, tinta guache, lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, cola, além de muita criatividade.