Hepatites virais são tema de ação na Estação Barra Funda

Atividades de conscientização ao público ocorrem nesta quinta (18) na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, das 10h às 14h30

ter, 16/07/2019 - 18h14 | Do Portal do Governo

Falar da luta contra hepatites virais é tão importante que o tema tem até dia mundial, celebrado em 28 de julho. Por isso, nesta quinta-feira (18) haverá atividades de conscientização ao público na Estação Palmeiras-Barra Funda, das 10h às 14h30.

Na ocasião, os passageiros receberão informações sobre prevenção e orientação sobre as doenças. Também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos e testes para detectar as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como  HIV, Sífilis e HPV.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas. Em alguns casos, ocorrem fadiga, falta de apetite, náuseas, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas.

Para se prevenir, algumas medidas simples podem ser fundamentais como, por exemplo, usar sempre preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de higiene pessoal, como escovas de dente, ter cuidado ao fazer piercings e tatuagens, além de verificar se objetos cortantes usados nos salões de beleza estão esterilizados.

O evento é promovido pela ONG IVN (Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania), em parceria com a CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.