Hemonúcleo de Santos atinge estoque crítico e pede ajuda da população

Unidade solicita doações de todos os tipos sanguíneos; estoque chegou a apenas 30% da capacidade no último mês de outubro

qui, 12/11/2020 - 9h12 | Do Portal do Governo

O estoque de sangue do Hemonúcleo de Santos chegou ao estado crítico nas últimas semanas e segue com baixa capacidade. Por isso, a unidade está convocando doadores para aumentar a coleta e, consequentemente, a disponibilidade de bolsas de sangue para a rede de saúde.

A capacidade é de 1.500 doadores por mês, com uma média mensal atual de 500 doadores no mês. Em setembro, a unidade alcançou apenas 45% da capacidade, com 616 bolsas. Em outubro, chegou somente a 33% da capacidade do posto, com 494 bolsas.

“Estamos com estoque crítico para todos os tipos sanguíneos. A queda nas doações prejudica o atendimento de todos os pacientes da região e, por isso, pedimos ajuda e apoio da população”, alerta a médica do Hemonúcleo de Santos, Renata Russo.

O Hemonúcleo de Santos é responsável por fornecer sangue para os serviços de saúde de Bertioga, Mongaguá e São Vicente, e recebe demandas diárias de transfusões do Hospital Guilherme Álvaro, principalmente, pacientes oncológicos e onco/hematologia.

Durante a pandemia, a unidade adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

Quais são os critérios para doar sangue?

  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Apresentar um documento original, com foto;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

O Hemonúcleo de Santos – Colsan está localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197, Santos. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados).