Hemonúcleo de Bauru reúne recordistas de doação de sangue

Café da manhã especial faz homenagem a pacientes para comemorar Dia Nacional do Doador

dom, 24/11/2019 - 9h21 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data e agradecer quem fez mais de 40 doações nos últimos 15 anos, o Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru organizou um café da manhã especial para 35 doadores.

Veja também
Secretaria da Saúde e Pró-Sangue mobilizam organizações pela campanha #DoeSeuVermelho

Na ocasião eles serão homenageados pelo gesto solidário que salva tantas vidas. O Hospital de base de Bauru é uma unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp. “Aproveitamos a data para também sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar sangue. Vale lembrar que na semana de festas natalinas o número de doadores sempre diminui muito”, destaca a assistente social Valéria Coltri, que há 24 anos vivencia a rotina da unidade.

Paulo Cesar Pereira de Souza, 45, faz doação comum de sangue quatro vezes por ano e dá exemplo de solidariedade. “Sou muito emotivo e empático quanto a questões que envolvem saúde. Faço isso porque amo doar”, relata. Souza também é doador de plaquetas por aférese. É um tipo de doação em que é possível retirar apenas um dos componentes do sangue total. A doação de plaquetas por aférese dura cerca de 90 minutos e é um dos procedimentos realizados pelo Hemonúcleo.

“Esses doadores assíduos são pessoas especiais, com forte espírito de solidariedade, muitos são voluntários em projetos sociais e, sem dúvida, contribuem significativamente com a manutenção dos estoques de sangue”, complementa a assistente social.

No momento, o estoque de sangue do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru tem apenas 50 bolsas dos tipos negativos. Para se ter uma ideia, do tipo B negativo só há três bolsas, no momento. O estoque ideal deveria ter 15 bolsas do B negativo. No total, o ideal seria manter em estoque 90 bolsas dos tipos negativos (15 do tipo B, 5 do tipo AB, 30 do A e 40 do O negativo). “Precisamos garantir os estoques para o final do ano”, alerta Valéria.

Seja um doador

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais, e a primeira doação precisa ter sido feita até os 60 anos. Também é recomendado ir bem alimentado, mas evitar alimentos gordurosos. No site da Fundação Pró-Sangue há informações detalhadas sobre os requisitos básicos e dos impedimentos temporários ou definitivos para doar, além dos endereços do posto de coleta mais próximo.

Em Bauru, o hemonúcleo fica na Rua Monsenhor Claro, 8-88. Basta levar um documento com foto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. Também funciona um sábado por mês, com programação pré-definida. Informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3231-4771.