Heliópolis recebe 240 novas moradias do conjunto Sabesp II, projetado por Ruy Ohtake

Segunda maior comunidade da América Latina ganha mais uma etapa do empreendimento assinado pelo renomado arquiteto

ter, 24/01/2023 - 13h49 | Do Portal do Governo

Entrega do Conjunto Habitacional Sabesp II

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Estado da Habitação, Marcelo Branco, entregaram nesta terça-feira (24) o Residencial Vitória (Condomínio IV), com mais 240 unidades habitacionais de interesse social do conjunto Sabesp II, projetado pelo premiado arquiteto Ruy Ohtake especialmente para a comunidade de Heliópolis, a segunda maior da América Latina, no bairro do Sacomã, zona Sul da capital.

“É muito bom ver pessoas realizando o sonho da casa própria. Vamos entregar muitas habitações, investir não só na construção de novas moradias, mas também na recuperação da infraestrutura das que já existem”, destacou Tarcísio de Freitas.

O evento marca a entrega da segunda etapa do convênio firmado entre o Estado de São Paulo e a prefeitura paulistana em 2011 para a construção dos empreendimentos Sacomã, na área conhecida como Sabesp II. O investimento de R$ 123,3 milhões vem sendo repassado pela CDHU (Companha de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), empresa vinculada à SDHU, à Secretaria Municipal de Habitação para a viabilização das obras.

“Este grande empreendimento foi possível com a participação e dedicação da comunidade de Heliópolis e de suas lideranças. Vamos continuar atuando aqui na comunidade e no desenvolvimento nas áreas metropolitanas do Estado”, afirmou o secretário Marcelo Branco.

O empreendimento Sabesp II conta com cinco condomínios compostos por oito prédios de oito andares e um total de 1.200 unidades habitacionais, das quais 600 já foram entregues entre 2017 e 2019. Os demais 360 apartamentos têm previsão de entrega em 2024. O convênio com a prefeitura já havia viabilizado anteriormente outro empreendimento na mesma região, com 200 unidades, entregues em 2014.

Os moradores do Residencial Vitória integram a carteira de mutuários da CDHU, que oferece financiamento habitacional com prestações compatíveis com a renda familiar. Os apartamentos têm 45,66 m² com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Assinado por um dos mais influentes arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake, o Sabesp II se caracteriza por um novo conceito de moradia popular que oferece mais conforto entre os ambientes. A infraestrutura traz paisagismo, área de lazer coberta e descoberta, academia para a terceira idade, playground e unidades térreas adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O designer diferenciado do empreendimento favorece a ventilação, que é cruzada entre os espaços internos, o que mantém a temperatura mais amena comparada ao ambiente externo. Também é possível o uso compartilhado da área comum entre os prédios que integram os condomínios. A concepção do projeto foi inteiramente planejada para melhorar a qualidade de vida dos futuros moradores, famílias atendidas em auxílio-moradia que foram removidas de áreas de risco.

A área do Sabesp II tem mais de 81 mil m² e foi desapropriada pela prefeitura em 2011. Está localizada na região do Ipiranga, na zona sul, considerada a maior comunidade em extensão territorial da cidade.