HC-FMUSP faz mutirão de teste rápido para detecção do HIV

Ação é nesta sexta-feira (1° de dezembro), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS; atendimento gratuito acontece no Largo da Batata, na capital

ter, 28/11/2017 - 14h35 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira (1°), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Ambulatório Especializado em HIV/AIDS do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP irá realizar mutirão de teste rápido para detecção do HIV, no Largo da Batata, em Pinheiros. O resultado é obtido em 30 minutos.

Os especialistas também irão orientar e esclarecer dúvidas da população sobre os métodos de prevenção e tratamento e promover rodas de conversa sobre temas relevantes do mundo do HIV. As atividades irão acontecer ao lado da estação Faria Lima do Metrô – linha amarela.

Desde 1988, uma iniciativa global marca o dia 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra o HIV. O objetivo é conscientizar, educar, debater e chamar a atenção para questões sobre estigma, discriminação, métodos de prevenção, tratamento e direitos das pessoas com HIV.

Este ano, a partir da Lei 13.504,  publicada no Diário Oficial no início de novembro, o país institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho.

A campanha será constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e das demais infecções sexualmente transmissíveis durante todo o mês de dezembro.