Hamilton de Holanda comanda última roda de choro de 2019 no Memorial da América Latina

Choro, Chorinho e Chorões será nesta terça-feira (10), a partir das 18h; entrada é gratuita

sáb, 07/12/2019 - 10h27 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina, na capital paulista, promove a última roda de choro de 2019 em grande estilo, nesta terça-feira (10). Hamilton de Holanda é o convidado especial do projeto Choro, Chorinho e Chorões.

Hamilton foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro no mundo, em 1997, idealizou e foi um dos principais articuladores da petição enviada ao Congresso Nacional para conceder ao Choro um Dia Nacional. Como resultado, desde 23 de abril de 2000 é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Choro, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha.

O músico também ficou conhecido por ter reinventado o tradicional Bandolim de 8 cordas, adicionando um par de cordas graves extras afinadas em Dó (indo de 8 a 10), dando-lhe uma voz mais profunda. O aumento no número de cordas, combinado com os solos rápidos, contrapontos e improvisações, tem inspirado uma nova geração a pegar o bandolim de 10 cordas.

Compositor e improvisador, Hamilton de Holanda tem discografia composta por composições próprias e por homenagens a alguns de seus ídolos. Em sua trajetória, ele já dividiu o palco ou gravou com nomes como Wynton Marsalis, Chick Corea, The Dave Mathews Band, Paulinho da Costa, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Richard Galliano, entre muitos outros.

Choro, Chorinho e Chorões

O projeto é realizado no Memorial da América Latina desde agosto, toda segunda terça-feira do mês. A proposta do evento é promover rodas de choro em horário de happy hour, remetendo o público a uma atmosfera de descontração de encontros de músicos e amantes de choro.

Durante todo o evento o público também pode experimentar o melhor da comida de boteco de espaços gastronômicos tradicionais da cidade.