Habitação inicia obras de novas moradias do Nossa Casa – CDHU em Santa Fé do Sul

Ordem de início de serviço irá urbanizar lotes do empreendimento; na sequência será efetuada a edificação das unidades

qua, 01/09/2021 - 15h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação autorizou, nesta quarta-feira (1º), o início da primeira fase de construção de 52 casas na cidade de Santa Fé do Sul. A ordem de serviço assinada já faz parte do novo formato da modalidade Nossa Casa – CDHU.

O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos, o diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, e o prefeito Evandro Mura participaram da solenidade.

O empreendimento será edificado na Estrada Vicinal Alcides Alves Pereira. As casas terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área útil de 47,87 m2. O valor da ordem de serviço é de R$ 1 milhão.

“Vamos assinar o documento hoje aqui em São Paulo e já amanhã, em Santa Fé do Sul, as obras serão iniciadas. É um início imediato. Nós dividimos em duas etapas a obra. A primeira etapa, que vamos começar agora, é a preparação do terreno, a infraestrutura: água, esgoto, drenagem, asfalto, iluminação. Vamos deixar os terrenos prontos e na sequência licitaremos a construção das casas para colocar em cima, para que possamos fazer de forma mais rápida e acelerar o processo”, explicou Flavio Amary.

O novo formato da modalidade Nossa Casa – CDHU prevê primeiro a urbanização dos lotes e na fase seguinte a edificação das casas. Anteriormente, os empreendimentos seriam produzidos e financiados pela Caixa Econômica Federal. Para conferir mais agilidade, a CDHU assumiu as obras, que serão executadas nessas duas fases.

O sorteio para a seleção das famílias já ocorreu em 10 de agosto de 2020 e será mantido para este novo formato. O financiamento dos imóveis seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.

“É um prazer estar aqui, com você secretário e com toda a sua equipe, nesse grande momento para Santa Fé do Sul, para a toda a nossa população e, principalmente, para essas 52 famílias que esperam por esse dia especial. Essa conquista começou lá atrás e hoje estamos concluindo aqui com o secretário Flavio. Como disse nosso secretário, amanhã, dia 2 de setembro, será dado início o processo de construção do empreendimento”, comentou o prefeito Evandro Moura.