GURI Capital e Grande SP abre matrículas para cursos gratuitos de música

Até dia 25 as matrículas podem ser realizadas para cursos de instrumentos musicais, canto, coral, iniciação musical para crianças e adultos

ter, 01/02/2022 - 10h53 | Do Portal do Governo

O Guri Capital e Grande São Paulo – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – abre de 31 de janeiro a 25 de fevereiro o período de matrículas. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de sua preferência.

Para participar do GURI não é preciso ter nenhum conhecimento prévio em música. As vagas são distribuídas pelos 44 polos na cidade de São Paulo e na região metropolitana. A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada Polo.

Os alunos e alunas podem optar por instrumentos como piano, violão, violino, violoncelo, flauta, clarinete, fagote, oboé, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, contrabaixo elétrico, guitarra, entre tantos outros. Os cursos têm duração de dois a quatro anos. O programa também oferece aulas de canto.

Para realizar a matrícula, o aluno ou aluna deverá estar acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Atualmente, o programa atende cerca de 13 mil crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e para poder se inscrever e iniciar os estudos no GURI, o interessado precisa necessariamente estar matriculado em uma escola regular, seja da rede pública ou particular. Alguns polos oferecem ainda o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.

Para conferir a lista completa dos cursos, o local onde estão instalados os polos e os contatos de cada polo acesse o site do Guri Capital e Grande São Paulo: https://gurisantamarcelina.org.br/.