Grupo Teatral vai compartilhar gentileza aos passageiros do Metrô

Na Semana da Gentileza, Metrô faz ação interativa em seis estações com personagens bem-humorados para interagir com os passageiros

ter, 09/11/2021 - 15h14 | Do Portal do Governo

A partir dessa quarta-feira (10), um grupo teatral vai percorrer as estações do Metrô para mostrar de forma lúdica ações de gentileza nas plataformas de embarque aos trens. As apresentações fazem parte da Semana da Gentileza do Metrô, que está promovendo diversas ações para estimular o bom convívio entre os passageiros e o melhor uso do sistema.

A primeira ação será na estação Sé, entre 7h e 10h30 dessa quarta-feira. Serão feitas interações com os passageiros para estimulá-los a respeitar o assento preferencial e a faixa amarela, o embarque e desembarque gentil, a utilização dos melhores locais para entrada e saída do trem, além de como carregar bolsas e mochilas, entre outras.

As interações vão se repetir até sexta-feira nas estações São Bento, Consolação, Ana Rosa, Barra Funda e Tatuapé, ficando a cargo de três personagens criados pela Oroboro Cia Teatral, convidada pelo Metrô para representar de forma bem-humorada as típicas ações dos passageiros que agradam ou desagradam os demais. São eles:

– Idosa: Tem um senso de humor mais nervoso, é impaciente com falta de respeito e usa uma bolsa com a #embarquecomgentileza e uma bengala. Ao final do bate papo, ela dança loucamente com o interlocutor;

– Executivo: Com sotaque bem paulistano/italiano que pronuncia vários termos em inglês, está em reunião pelo celular ou pelo headset, usando um crachá enorme da empresa escrito “executivo apressado”.

– Estudante de Filosofia: Jovem de 20 anos, preocupada com o futuro do mundo. Sonha com um futuro melhor e com um Metrô onde a gentileza prevaleça, as sacolas não esbarrem nas pessoas e as mochilas não atrapalhem o fechamento das portas.

A Semana da Gentileza do Metrô é alusiva ao Dia Mundial da Gentileza – comemorado em 13/11 – e tem o objetivo de orientar os passageiros e reforçar que pequenas ações podem tornar o uso do transporte ainda melhor. Foram criadas ações como a “Embarque com Gentileza”, em que funcionários auxiliam e orientam os passageiros sobre as melhores formas de embarque nos trens durante os períodos de pico.

Utilizando a cor laranja, conhecida como a cor da gentileza, os funcionários do Metrô usarão um laço nessa cor em seus uniformes. Por fim, as estações Tamanduateí, Sacomã, Trianon-Masp e Sumaré estarão iluminadas em laranja ao longo de toda a semana.