Grupo de Resgate do Estado auxilia vítimas da tragédia no Litoral Norte

Médico da equipe viabilizou entrega de leite especial para uma família afetada pelas chuvas

qui, 23/02/2023 - 19h29 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Centro das ações é a cidade de São Sebastião, a mais afetada da região

O Grupo de Resgate (GRAU), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem atuado nos municípios afetados desde o início dos trabalhos de resgate das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte, na noite de sábado (18). O centro das ações é a cidade de São Sebastião, a mais afetada da região.

Em meio aos esforços do resgate médico imediato que o grupo tem mantido de forma intensa nos últimos dias, o gesto e a dedicação do médico Maurício Miname, coordenador do posto médico avançado da cidade, ficaram marcados. Ele fez chegar até uma família isolada, no bairro de Barra do Sahy, o leite especial para o filho, um bebê que necessita dessa fórmula para se alimentar todos os dias.

Miname chegou à cidade de São Sebastião na última terça (21), para iniciar os trabalhos de buscas junto à equipe de médicos e enfermeiros. Quando se preparava para ir a Barra do Sahy, recebeu no seu colo uma missão: “Estava partindo para a região e um colega bombeiro me deu o bilhete com o nome do bebê e de outra pessoa para quem deveria entregar o leite”, relembrou.

A família passava o feriado nessa região, e havia levado as latas necessárias para o período que permaneceria no litoral. Com a impossibilidade de se deslocarem para casa, o leite não foi suficiente para os dias que se seguiram ao desastre.

“Assim que peguei o leite em mãos, entrei em contato com o senhor que o bilhete indicava, mas sem sucesso. O sinal estava muito ruim ali, e só depois de chegar à Barra do Sahy conseguimos nos falar”, contou. E foi então que o médico do GRAU foi surpreendido pelo senhor do bilhete no local onde os trabalhos se iniciaram, após a equipe conseguir acessar, por terra, a região mais atingida de São Sebastião.

“Foram mais de 35 horas de trabalho, vivenciamos muitas histórias tristes, de perdas. Mas também temos essa grande rede que se formou para ajudar quem precisa, e da qual fazemos parte”, concluiu o médico.

Confira aqui as ações de apoio do Governo do Estado de São Paulo às regiões afetadas pelas fortes chuvas: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/boletim-situacao-e-acoes-de-apoio-no-litoral-norte-23-2-18h/

Acompanhe as atualizações sobre a situação das chuvas por meio do Twitter do Governo do Estado de São Paulo: @governosp.

Cadastre-se no 40199 e receba mensagens de alerta de emergência via SMS – http://www.spalerta.sp.gov.br/topicos/alertas/