Governo realiza teleconferência com prefeitos das 15 regiões administrativas de SP

Em formato virtual, gestores públicos trocaram informações sobre as ações de combate ao novo coronavírus no Estado

sex, 20/03/2020 - 19h42 | Do Portal do Governo

Teleconferência com Prefeitos da Região Metropolitana de SP

O Vice-governador Rodrigo Garcia coordenou a teleconferência que aconteceu nesta sexta, 20, direto da Sala de Situação, no Palácio dos Bandeirantes. Os prefeitos das 15 regiões administrativas de São Paulo puderam expor as suas ações e ouvir do Estado orientações e compartilhamento do que está sendo feito para o enfrentamento ao coronavírus.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
Saiba quais as medidas do Governo de SP para o combate ao coronavírus

Ao lado do Vice, os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; da Saúde, José Henrique Germann; dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; e do Desenvolvimento Social, Célia Parnes, responderam aos questionamentos e solicitações de encaminhamento de suas respectivas pastas.

Uma preocupação que também foi exposta pelos prefeitos da região metropolitana de São Paulo, durante encontro virtual na quinta-feira (19), é a disponibilidade de leitos hospitalares de UTI. Muitos apontaram a ocupação atual destes leitos e outros ofereceram hospitais e UPAs que poderiam ampliar o número de leitos do SUS. Da mesma forma, o Vice-governador solicitou a todos que procurassem a Diretoria Regional de Saúde (DRS) e listassem as ofertas para que conjuntamente o Governo possa pedir a certificação e apoio do governo federal para a habilitação dos mesmos.

“O Governador Doria já anunciou 1.500 novos leitos de UTI, 1.040 deles já foram identificados e estamos fazendo a triagem para fazer a certificação necessária. A integração com os prefeitos só potencializa o nosso trabalho para logo termos os leitos prontos”, explicou o Vice.

Outro ponto de destaque da conversa virtual foi o relato dos prefeitos sobre suas ações municipais quanto à suspensão dos serviços não essenciais, restrição à aglomeração de pessoas em eventos e shoppings das suas cidades, a exemplo do que o governo do estado já fez. O Vice alertou os prefeitos sobre serviços públicos como Poupatempo e Detran, cujas unidades tiveram suas atividades presenciais suspensas pelo governador João Doria e que começam a valer de forma imediata, assim como o fechamento dos parques e unidades de conservação estaduais.

“Na próxima semana, faremos reuniões escalonadas de segunda a sexta, das 15h às 18h, com os prefeitos de todas as 15 regiões administrativas para atualizarmos os dados e compartilharmos novas informações”, finalizou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.