Governo paulista homenageia policiais Nota 10 do mês de maio

Integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica são reconhecidos por atuação em ocorrências de destaque e bom desempenho

qua, 12/06/2019 - 13h25 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam nesta quarta-feira (12) integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científico com o certificado Policial Nota 10. A cerimônia foi realizada na sede do Governo de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.

“A Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnico-Científica representam um orgulho para os brasileiros de São Paulo. São as melhores polícias e os melhores em cada uma das suas áreas”, disse Doria.

Criado pela atual gestão da Secretaria da Segurança Pública, o programa tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado. Nesta edição da homenagem foram selecionados dez policiais militares, dez civis e dois técnico-científicos.

Foram destacadas ocorrências que envolveram policiamento ostensivo, investigação e inteligência policial, resultando em prisões e salvamentos, além do bom desempenho das funções policiais.

“Os senhores estão homenageando também os policiais civis, militares e técnico-científicos de todas as instituições. Aos homenageados, o meu abraço e a minha gratidão”, afirmou o secretário.

Polícia Militar

Os policiais militares cabo Alexandre Willian de Almeida e soldado Jonatas Ozorio da Silva, do 40° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), sediado em São Bernardo do Campo, foram homenageados por terem salvo uma adolescente, de 13 anos, que tentou se matar no dia 19 de maio.

David Junior dos Santos e Nathan Silva Rodrigues de Lima, soldados que integram o 42º BPM/M, foram outros PMs agraciados. O reconhecimento é resultado da prisão de um trio responsável por roubo e tentativa de homicídio ocorridos em 14 de abril, na cidade de Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Os soldados Rodrigo Santos Vieira e Beatriz Pereira de Moraes, do 2º BPM/M, também foram condecorados. Eles identificaram e prenderam o autor de um estupro de vulnerável em 10 de maio, no bairro da Penha, zona leste da capital. O crime aconteceu no dia anterior, após a vítima de 12 anos ser abordada ao sair da escola.

Representado o Corpo de Bombeiros, foram homenageados o capitão Fábio Pedron, o tenente Leonardo Henrique Simões Matos, o sargento Marcos Luiz Tavares Teresa e o soldado Bruno Leodoro de Lima, integrantes do 7º Grupamento de Bombeiros, situado em Campinas. Eles foram agraciados pela atuação em um incêndio de grandes proporções em uma indústria de descarte de resíduos de Mogi Guaçu, em 9 de maio.

Graças ao trabalho de alta complexidade desenvolvido pela equipe, o fogo foi controlado e não se alastrou para empresas próximas que armazenavam, inclusive, produtos inflamáveis. Não houve feridos na ocorrência.

Polícia Civil

O delegado Pablo Rodrigo França, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Presidente Prudente, e os investigadores Alicson Kioshi Matuda e Jânio Konno Júnior, bem como o agente de telecomunicações Ricardo Antônio Porto Matazo, integrantes da Unidade de Inteligência Policial (UIP) da região, fazem parte dos homenageados.

A equipe é responsável pelas investigações que permitiram a prisão de 20 integrantes do crime organizado, que atuavam dentro e fora dos presídios transportando objetos com a utilização de drones. As detenções aconteceram durante a operação Voo de Ícaro, deflagrada no dia 8 de maio em todo o Estado.

Outro grupo da Polícia Civil agraciado atua em Guarulhos e é formado pelos delegados titular e assistente da Delegacia Seccional, Genésio Leo Júnior e José Luís Pires Alexandre, respectivamente, e os investigadores Claudinei Henrique dos Santos, chefe da seccional, Luiz Antônio de Araújo, chefe do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), e Denis Jun Yoshida e Marcos Bertolino, também do Garra.

A condecoração dos agentes se deve pela identificação e prisão do autor do duplo homicídio que ocorreu na cidade no dia 15 de maio. O homem vitimou a filha e a enteada, de 3 e 8 anos, e fugiu após o crime. Ele foi detido pela equipe em Santos.

Polícia Técnico-Científica

O médico legista João Roberto Miller Júnior, do Núcleo de Perícias Médico-Legais de Campinas, e o auxiliar de necropsia Alexandre Aparecido Ferrari, da Equipe de Perícias Médico-Legais do Centro, foram os dois representantes da Polícia Técnico-Científica agraciados.

Ambos com mais de 20 anos de serviços prestados à instituição, coordenam equipes dos Institutos Médicos Legais (IMLs) subordinadas aos seus respectivos núcleos e destacam-se pelo bom desempenho das funções e atuações em casos de grande complexidade, repercussão e comoção.