Governo participa da cerimônia de doação de livros pelo Consulado-Geral da China em SP

Pela Secretaria de Relações Internacionais, Governo de SP assinou protocolo de intenções com a China em 2021 na área de educação

qua, 09/11/2022 - 10h38 | Do Portal do Governo

O Consulado-Geral da China em SP doou 1.200 livros para a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), via Fundo Social de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (7). A doação dos livros é fruto de um protocolo de intenções assinado em 2021 entre o Consulado, a Seduc e a Secretaria de Relações Internacionais. São seis títulos, em português, de obras infanto-juvenis de autores chineses ilustrados em giz e aquarela, que contam histórias tradicionais chinesas.

“A China é o principal parceiro comercial do Brasil e do Estado de São Paulo. Promover a integração cultural dos nossos alunos com iniciativas como essa, fortalece nossos laços de amizade e oportunidades de aprendizado e negócios futuros”, ressaltou o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

O termo de doação dos títulos foi assinado pela Cônsul-Geral da República Popular da China, Chen Peijie, e pela Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo, Luciana Garcia. “O intercâmbio entre as duas culturas constrói uma ponte para aproximação entre os dois povos e cria uma força motriz para o nosso progresso comum”, afirmou a Cônsul-Geral da República Popular da China.

Durante seu discurso no evento, Luciana Garcia falou sobre a importância da educação e da leitura para os jovens. “Um agradecimento muito especial ao Consulado Chinês, que está investindo na educação e na disseminação da cultura dos estudantes de São Paulo”, afirmou a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo.

Após a assinatura do termo de doação, foi realizada a premiação do concurso de desenho “A China na Minha Vida”, que teve um total de 382 inscritos. Foram selecionados 54 desenhos que receberam prêmios durante o evento.

“A educação na China é exemplar, as crianças aprendem muito e nós temos muito o que trocar com a China também nessas áreas. Por isso, houve essa aproximação entre o Governo de São Paulo e o Governo Chinês”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Professor Hubert Alquéres.

Protocolo de intenções

A Secretaria de Relações Internacionais foi a responsável por intermediar a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo de São Paulo e o Governo Chinês, em 2021. O objetivo foi estabelecer uma estrutura de cooperação e facilitar a assistência técnica com foco no fortalecimento de iniciativas de cooperação nas áreas de educação, intercâmbio e ensino da língua mandarim.

Após a assinatura do protocolo foi criado um Grupo de Trabalho, composto por integrantes do consulado e das secretarias de Relações Internacionais e Educação. O grupo realiza o acompanhamento de ações e desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Estado de São Paulo e a República Popular da China, como foi o caso da doação de livros e do concurso de desenho.

Com o objetivo de promover a capacitação técnica e a difusão cultural entre os dois países, o protocolo também prevê o intercâmbio de alunos e profissionais entre a República Popular da China e o Governo do Estado de São Paulo.