Governo libera obras de R$ 815 milhões em novas marginais da Castello Branco na RMSP

Construção de novas marginais na região de Barueri vai gerar 21,1 mil novos empregos e dar mais fluidez e segurança ao trânsito na região

ter, 24/05/2022 - 12h18 | Do Portal do Governo

Início de obras das marginais da Castello Branco

O governador Rodrigo Garcia liberou nesta terça-feira (24), em Barueri, o início de um conjunto de obras na rodovia Castello Branco (SP 280) para dar mais fluidez e segurança ao trânsito na Grande São Paulo. O investimento viabilizado pelo Governo de São Paulo na rodovia chega a R$ 815,3 milhões e vai gerar 21,1 mil novos postos de trabalho.

“O que estamos fazendo hoje em Barueri é planejar o futuro da cidade e da região. Passo pela Castello Branco todas as semanas e tenho clareza que o eixo de desenvolvimento do nosso estado passa por aqui”, afirmou Rodrigo.

“O eixo da Castelo é o principal eixo de crescimento de São Paulo e, se não fizermos intervenções agora, daqui a algum tempo não vamos mais ver investimentos acontecendo”, acrescentou o governador.

As obras compreendem a construção de vias marginais do km 22+500 ao km 27, em ambos os sentidos da Castello, uma faixa adicional do km 27 ao 31+650 da pista Oeste e a remodelação dos trevos de acesso a Barueri e ao bairro de Alphaville.

O serviço é executado pela concessionária CCR ViaOeste, sob supervisão da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), com prazo de conclusão de 35 meses. A implantação das melhorias começa pela construção da faixa adicional no entorno de Barueri.

As novas marginais vão eliminar gargalos viários na região, principalmente nos horários de pico. Além de veículos de passeio e motocicletas, o trecho entre Barueri e Alphaville registra diariamente tráfego pesado de ônibus intermunicipais e fretados, além de caminhões e utilitários que atuam com transporte de carga.

O projeto autorizado pela Artesp também prevê novos elementos de segurança e a construção de duas novas pontes. Mais de 651 mil habitantes das cidades de Barueri, Jandira e Itapevi, além de trabalhadores da região, estão sendo beneficiados diretamente pelas obras, que também vão melhorar o fluxo viário até a chegada à cidade de São Paulo pela Castello.

“As obras vão separar e organizar os diferentes tipos de tráfego na Castello Branco, especialmente em Barueri, para reduzir o tempo dos deslocamentos e garantir melhores condições de segurança na região”, afirmou o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli.

O investimento nas novas obras foi viabilizado após acordo entre Governo do Estado e a concessionária CCR ViaOeste, por meio de um termo aditivo modificativo, assinado no último dia 31 de março.