Governo incinera 3,2 toneladas de cocaína e insumos apreendidos em Nazaré Paulista

Desde o início do ano, mais de 70 toneladas de entorpecentes foram destruídos pelo Estado

sex, 25/10/2019 - 16h10 | Do Portal do Governo

Queima de Entorpecentes

resumo em 3 tópicos

  • Os entorpecentes foram destruídos no forno de uma indústria siderúrgica na cidade de Araçariguama
  • Essa é a segunda incineração realizada nesta semana; na primeira foram destruídas 7,5 toneladas de drogas
  • Nos nove primeiros meses do ano, 131,6 toneladas de drogas foram apreendidas no Estado

O Governador João Doria acompanhou, nesta sexta-feira (25), a incineração de 3,2 toneladas de drogas e insumos apreendidos durante ação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) em Nazaré Paulista. Os entorpecentes foram destruídos no forno de uma indústria siderúrgica na cidade de Araçariguama.

“Pela segunda vez em uma semana, estamos fazendo a incineração de droga. A orientação dada é destruir a droga o mais rápido possível. Com apoio judicial, em quatro dias tivemos autorização e a droga foi incinerada. E, com ela, R$ 40 milhões que significariam a venda de cocaína nas ruas de São Paulo”, disse Doria.

Também presente, o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, lembra que medidas como essa também integram as ações de proteção à sociedade. “Apreender cada vez mais e destruir cada vez mais para proteger a população”, afirmou.

As drogas foram recolhidas no último domingo (20), em um sítio no bairro Sertãozinho, após investigações da 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (Dise). Um laboratório para o refino e preparo das substâncias foi desativado. Houve a apreensão de 2,2 toneladas de cocaína, além de uma tonelada de insumos entre éter, cafeína e codeína. Duas pessoas também foram presas.

Essa é a segunda incineração realizada pelo Estado nesta semana. A primeira aconteceu na segunda-feira (21), quando foram destruídas 7,5 toneladas de entorpecentes entre maconha, ecstasy, cocaína, tetracaína, cafeína e MDMA (metilenodioximetanfetamina, principal princípio ativo do ecstasy). As substâncias também haviam sido apreendidas pela Polícia Civil.

Nos nove primeiros meses do ano, 131,6 toneladas de drogas foram apreendidas no Estado e mais de 70 toneladas incineradas com autorização da Justiça e acompanhamento da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. No período, também foram presos 42,5 mil suspeitos de tráfico de drogas.