Estado repassa R$ 1,2 milhão para programas sociais de Carapicuíba

Projetos da cidade, na região metropolitana de São Paulo, terão auxílio para acolhimento de crianças, adolescentes e idosos

seg, 22/05/2017 - 14h46 | Do Portal do Governo

O Fundo Estadual de Assistência Social para a cidade de Carapicuíba recebeu R$ 1.292.582,17 da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo. Ao todo, são 22 serviços socioassistenciais cofinanciados. O repasse ocorreu durante a comemoração de aniversário de três anos do Bom Prato do município.

A cidade da região metropolitana de São Paulo deve aplicar a verba em serviços de acolhimento de crianças, adolescentes e idosos, além de auxiliar na aquisição de equipamentos que atendem moradores em situação de rua.

“Isso nos dá a garantia de que, com o governador Geraldo Alckmin, seguimos no caminho certo, no sentido de oferecer cada vez mais qualidade de vida para a população paulista. Os recursos sociais liberados contribuirão para os programas sociais de Carapicuíba”, afirmou Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social.

Investimento
Na hierarquia do Sistema Único de Assistência Social, o Governo de São Paulo transfere recursos do Fundo Estadual ao Fundo Municipal, para que sejam investidos em serviços, ações e projetos socioassistenciais.

O repasse é feito de acordo com as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social. Com isso, as secretarias municipais de Assistência Social definem o cofinanciamento estadual.

Os serviços de média complexidade englobam o atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social, com profissionais responsáveis pelas demandas sociais imediatas. Quando necessário, é feito o encaminhamento para os equipamentos da rede ou outros tipos de acolhimento.

Na Proteção Social Especial de Alta Complexidade, está prevista a garantia de direitos para indivíduos que sofreram algum tipo de violação ou que estão com vínculos familiares rompidos. No atendimento a moradores em situação de rua, o trabalho funciona por meio de serviços de abordagem, Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua e atividades de acolhimento.