Governo do Estado recebe ministra das Relações Exteriores da França

No Palácio dos Bandeirantes, Catherine Colonna e comitiva francesa encerram visita oficial de três dias ao Brasil

qui, 09/02/2023 - 15h04 | Do Portal do Governo

Reunião com Ministra da Europa e das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna

O governador Tarcísio de Freitas recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), comitiva da França liderada pela ministra das Relações Exteriores, Catherine Colonna. No último dia de missão no Brasil, Catherine esteve no Palácio dos Bandeirantes para alinhar uma agenda de cooperação mútua entre França e São Paulo em áreas como economia, meio ambiente, educação, ciência e tecnologia.

“A França é um dos maiores investidores no Brasil. Temos muitas empresas francesas no estado de São Paulo e queremos estreitar os laços com o país”, disse Tarcísio.

O governador destacou à ministra algumas metas de sua gestão, como resolver questões sociais, promover a reindustrialização e atrair investimentos em infraestrutura. “Do ponto de vista econômico, devemos atuar em cooperação para facilitar os esforços das empresas que exportam, reduzindo a carga tributária e trocando créditos tributários por investimentos. Queremos transformar o estado de São Paulo em exemplo de sustentabilidade. Estamos desenvolvendo produtos financeiros, como green bounds, para financiar as atividades de preservação ambiental”, comentou.

Colonna destacou a importância de uma agenda com o Governo do Estado de São Paulo para poder, inclusive, ampliar a presença de investimentos brasileiros na França. “São Paulo tem uma população quase do tamanho da população francesa e um centro econômico extremamente importante, com empresas francesas bem implantadas”, disse. Entre os temas abordados para possíveis cooperações bilaterais estão mobilidade urbana, ciência e tecnologia, energias renováveis, biocombustíveis e educação.

Além do governador, participaram da reunião o secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz, o secretário-chefe da Casa Civil Arthur Lima, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística Natália Resende, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Vahan Agopyan, o secretário executivo de Negócios Internacionais embaixador Affonso Massot e o embaixador do Escritório de Representação em São Paulo (ERESP) do Ministério das Relações Exteriores Raymundo Rocha Magno.